PUBLICIDADE

CBG abre inquérito, e atletas podem ser punidos após racismo

16 mai 2015 - 17h46
Ver comentários
Publicidade

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) se pronunciou sobre a polêmica protagonizada por três atletas da Seleção Brasileira nesta semana. Depois de Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Medina Flores gravarem vídeo com teor racista contra Ângelo Assumpção, a entidade condenou qualquer tipo de discriminação e garantiu que vai abrir inquérito para que, provavelmente, haja punições.

“A Confederação Brasileira de Ginástica, considerando o relatório da coordenação da Seleção de Ginástica Artística Masculina, irá instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica, instância desportiva competente, para definir eventuais punições a serem aplicadas aos envolvidos no vídeo publicado em uma rede social”, diz parte de comunicado emitido pela CBG neste sábado.

Ginastas da Seleção se desculpam após brincadeiras racistas:

A polêmica aconteceu nesta semana. Três atletas da equipe fizeram piadas de cunho preconceituoso com Ângelo Assumpção, que recentemente foi campeão do mundo em São Paulo. Tudo foi gravado em vídeo pelos próprios atletas que cometeram os atos de racismo.

Eles fizeram os comentários na frente de Ângelo: "se o celular funciona é branco. Se estraga, é de que cor? O saquinho do supermercado é branco. E do lixo é preto", afirmam Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Medina Flores. O vídeo foi publicado no Snapchat, rede social em que tudo "some" rapidamente. Mas mesmo assim isso causou repercussão.

“A instituição ressalta que será feito um forte trabalho educacional com as comissões técnicas e atletas de todas as modalidades que compõem a ginástica para que esse tipo de atitude não volte a acontecer. A CBG reafirma ainda que condena qualquer ato dessa natureza”, decreta a nota divulgada pela entidade que comanda a ginástica artística brasileira.

Ângelo Assumpção foi alvo de brincadeiras racistas de três atletas da Seleção
Ângelo Assumpção foi alvo de brincadeiras racistas de três atletas da Seleção
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade