PUBLICIDADE

Ginástica

Uchimura mira ouro por equipes no Rio e não descarta competir em 2020

8 abr 2015 - 20h38
(atualizado às 20h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Atual campeão olímpico no individual geral e cinco vezes campeão mundial de ginástica artística, o japonês Kohei Uchimura disse nesta quarta-feira que seu objetivo principal nos Jogos do Rio de Janeiro será vencer a prova por equipes e revelou que ainda pensa em competir em Tóquio em 2020.

"Minha principal meta agora são os Jogos do Rio. O desejo de competir no Rio de Janeiro e conseguir uma medalha de ouro por equipes é uma grande fonte de motivação para mim atualmente", afirmou o ginasta com melhor histórico de todos os tempos em declarações ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos da capital japonesa.

A equipe do Japão subiu ao lugar mais alto do pódio olímpico ininterruptamente entre 1960 e 1976, mas desde então foi campeão apenas em Atenas, em 2004. Em 2008 e 2012, a equipe asiática ficou com a prata.

Segundo Uchimura, uma boa preparação para a competição no Rio passa por um bom desempenho na próxima edição do Mundial, em Glasgow, em outubro deste ano.

"Se você pensa nos Jogos Olímpicos, obviamente tem que disputar todos os anos os Mundiais. A edição de Glasgow será uma grande preparação para os Jogos. Brigar para fazer todos os anos exercícios livres de erros me preparará para o Rio", comentou o ginasta, que deseja estar nos Jogos de Tóquio, quando terá 31 anos.

"Se puder, eu gostaria continuar, mas primeiramente teremos que ver o que acontecerá no Rio. Se conseguir me manter relativamente livre de lesões todos os anos, talvez se abra um caminho para que compita em Tóquio", analisou.

Uchimura já tem cinco medalhas olímpicas: prata individual e por equipes em Pequim-2008, e ouro individual geral, prata por equipes e prata no solo em Londres-2012. Ganhou seu primeiro título mundial em 2009, também na capital britânica, e a ele juntos os de 2010 (Roterdã), 2011 (Tóquio), 2013 (Antuérpia) e 2014 (Nanning, China).

Sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio, o multicampeão os considera um grande estímulo para o Japão após o desastre nuclear ocorrido no país há quatro anos em Fukushima.

"O Japão sofreu em 2011 com o grande terremoto. A recuperação após aquilo é um dos grandes temas em torno dos Jogos de Tóquio. Acho que os Jogos serão uma grande ocasião de levar força ao povo da região de Tohoku e também de mostrar a todo o mundo que o Japão está fazendo isso bem. Essas são as mensagens que devemos transferir com o poder do esporte", salientou.

Na opinião de Uchimura, embora os Jogos Olímpicos tenham muitas modalidades em disputa, um bom desempenho dele e de seus colegas pode ajudar a atrair a atenção dos japoneses para a ginástica.

"Muitos esportes serão disputados em Tóquio ao mesmo tempo, portanto não podemos esperar que só a ginástica atraia toda a popularidade. Dito isso, se conseguirmos bons resultados, tenho certeza de que a ginástica também será muito popular no Japão. É um esporte muito difícil de entender, mas se pudermos mostrá-lo ao público de uma maneira singela, todos poderão assimilá-lo facilmente", finalizou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade