PUBLICIDADE
Logo do Goiás

Goiás

Favoritar Time

Goiás e Atlético-GO fazem "clássico do equilíbrio" pelo Estadual

6 abr 2013 - 07h51
(atualizado às 07h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar da distância de 12 pontos que separa Goiás e Atlético-GO na tabela de classificação do Campeonato Goiano, as duas equipes entram em campo, neste sábado, às 16h (de Brasília), para um duelo marcado pelo equilíbrio.

Classificado para a próxima fase e garantido na primeira colocação, o Goiás tem o peso de jogar na data em que comemora 70 anos de fundação. Já o Atlético-GO almeja ultrapassar o Goianésia e terminar a primeira fase em segundo lugar, para garantir vantagem na fase semifinal.

<p>Enderson Moreira tem poucas dúvidas para escalar Goiás para o clássico</p>
Enderson Moreira tem poucas dúvidas para escalar Goiás para o clássico
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC / Divulgação

As duas equipes chegaram à 16ª rodada com campanhas distintas. O Goiás esteve na parte de cima da tabela durante todo o campeonato e se classificou com muita antecedência. Por sua vez, o Atlético-GO sofreu muito nas primeiras rodadas e só conseguiu emplacar uma boa sequência nos últimos jogos. O time rubro-negro chega ao clássico após conquistar quatro vitórias consecutivas.

O bom momento atravessado pelas duas equipes dá força para que a partida seja novamente bastante equilibrada, marco desse duelo nos últimos anos. Desde que o Atlético-GO voltou a disputar a elite do Campeonato Goiano, em 2006, os dois clubes rivalizam pelos primeiros lugares. Tanto que desses sete últimos campeonatos, cada um levou três para casa.

No retrospecto do clássico nesse período o Goiás leva ligeira vantagem. Foram 24 jogos pelo Campeonato Goiano com nove triunfos esmeraldinos, nove empates (o último deles no confronto do primeiro turno, 1 a 1) e seis vitórias rubro-negras, o Goiás marcou 30 gols e sofreu 26. As duas equipes ainda duelaram pelo Campeonato Brasileiro da Série A de 2010, cada time venceu uma partida pelo placar de 3 a 1.

Tal equilíbrio fez com que os discursos durante a semana fossem de muito respeito ao adversário. Mesmo sem ter participado de um clássico contra o Goiás, o técnico do Atlético-GO, Waldemar Lemos, pregou muito respeito pela equipe esmeraldina.

“É uma grande equipe, um grande clube, conhecemos muito bem. Tem um goleiro que participa há muito tempo, tem o Neto Baiano, tem o Amaral que é muito bom, e a equipe como um todo. Só temos que respeitar mesmo, e respeitar as pessoas antes de tudo como pessoas”, frisou Waldemar.

Do outro lado, o técnico Enderson Moreira, invicto em jogos contra o Atlético-GO desde que assumiu o comando do Goiás, destacou a qualidade do adversário e ressaltou que seus comandados não estão pressionados por ter de vencer por causa do aniversário do clube ou para sustentar a invencibilidade que o Goiás tem como mandante no Serra Dourada. (O time não perde há um ano e cinco dias no estádio e há 47 jogos na condição de mandante, independente do estádio).

“A gente joga sempre pelos três pontos, o que influencia diretamente para nós é o jogo. É aniversário do Goiás, uma data muito importante, 70 anos de uma história muito bonita, muito rica, mas que não vai entrar em campo para nos ajudar a conseguir o resultado”, salientou Enderson.

Escalações

Ao contrário do que é usual em vésperas de clássicos, os dois treinadores não fizeram mistério e as duas escalações estão praticamente definidas. Só existe uma dúvida quanto a formação inicial do Goiás.

O atacante Walter se recuperou de lesão muscular de forma precoce e participou do último treino de sexta-feira, um recreativo. Com isso, o jogador fica à disposição do técnico Enderson Moreira que não confirmou se utilizará o jogador. Enderson explicou que não vai correr nenhum tipo de risco, mas não descartou Walter e deixou claro que a última palavra será do jogador.

O time treinado durante a semana sem a presença de Walter teve: Harlei; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Dudu Cearense, David, Ramón e Renan Oliveira; Neto Baiano.

Já o Atlético-GO está definido por Waldemar Lemos. O treinador não escondeu o time e divulgou os substitutos do goleiro Márcio e do zagueiro Artur. Ficou decidido que os mesmos jogadores que entraram contra o Rio Verde permanecem no time, ou seja, Roberto no gol e Gilson na defesa. A única mudança será a troca do volante Pituca por Robston. Na lateral direita John Lennon está prestigiado e fica no time, mesmo com a opção de Paulo Henrique Martins que cumpriu suspensão.

A provável escalação do Atlético-GO para enfrentar o Goiás é: Roberto; John Lennon, Gilson, Diego Giaretta e Leonardo; Dodó, Ernandes, Robston e João Paulo; Pipico e Ricardo Jesus.

Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade