Goiás

Goiás

publicidade
13 de abril de 2012 • 16h02 • atualizado às 16h33

Rafael Tolói segue firme no Goiás: "eu não me abalei"

Rafael Tolói chegou a desembarcar em Porto Alegre, mas teve que voltar para Goiás
Foto: Cristiano Silva / Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
 
João Paulo Di Medeiros
Direto de Goiânia

Após a frustração com o desfecho da negociação com o Internacional-RS, o zagueiro Rafael Tolói, 21 anos, afirmou que está feliz com o seu momento no Goiás. Logo que retornou de Porto Alegre a jovem promessa esmeraldina garantiu que iria estar focado no Goiás e celebra a boa fase do clube e seu bom momento dentro e fora de campo.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada
» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote

Depois de surgir, em 2008, como a maior revelação do clube goiano desde a venda do atacante Welliton para o futebol russo, Rafael Tolói convive com muitas especulações a cerca de uma transferência para grandes clubes do Brasil e até mesmo do exterior. Sempre que as janelas de negociações estão abertas, o nome do jovem zagueiro é vinculado ao interesse de clubes em tirá-lo do Goiás.

Rafael Tolói estreou como profissional em março de 2008, em uma partida do Campeonato Goiano quando o técnico do clube ainda era Caio Júnior. Após a atuação destacada no Sulamericano Sub-20 com a Seleção Brasileira, Tolói ganhou a titularidade no Goiás e desde então é dono absoluto da camisa três esmeraldina.Com o bom futebol apresentado o jogador já foi alvo de inúmeras especulações envolvendo a sua saída do Goiás. Como ainda é muito jovem, a cada negociação não concretizada o rendimento do jogador era afetado em campo. Em 2010, Rafael Tolói esteve próximo de ser negociado com o Palermo-ITA por 3 milhões de euros,mas depois de uma guerra política interna o jogador permaneceu em Goiânia.

Recentemente, o jogador teve a sua transferência muito perto de ser realizada. Um grupo de investidores tentou comprar o passe do atleta e queria colocá-lo no Internacional. Rafael Tolói chegou a se despedir dos companheiros de Goiás no início de fevereiro deste ano e foi a Porto Alegre.

No Rio Grande do Sul chegou a fazer os exames médicos e ser aprovado, porém a negociação melou por causa do grupo de investidores não ter repassado o pagamento ao Goiás como havia sido combinado. Rafael Tolói teve que se reintegrar ao elenco esmeraldino e em seu retorno garantiu que essa frustração não atrapalharia seu futebol em campo.

Com a boa campanha do Goiás, líder do Estadual e classificado às oitavas-de-final da Copa do Brasil, o jogador festeja o bom momento e garante que o principal motivo para ter reencontrado o seu futebol foi seu amadurecimento com essas situações. "Eu já estava acostumado com muitas especulações e depois de ter ido para o Inter e voltado eu não me abalei", frisou.

Concentrado na missão de colocar o Goiás novamente na Série A e quebrar a hegemonia do rival Atlético no Campeonato Estadual, Rafael Tolói projeta dar sequência nas boas atuações. "Fiz uma boa pré-temporada e, graças a Deus, venho bem nos jogos. É procurar manter da mesma forma e ajudar a equipe, até porque esse ano é um ano muito importante para o Goiás e todos nós atletas temos que estar bem para ajudar da melhor maneira possível", ressaltou.

Apesar dos 21 anos, Rafael Tolói vem adquirindo bagagem no futebol. O jogador já disputou dois Brasileiros da Série A (2009 e 2010) como titular, caiu com o time em 2010 e disputou a Série B do ano passado sem sucesso. O jogador foi campeão goiano em 2009 e chegou pela primeira vez com o Goiás na decisão da Copa Sulamericana em 2010, quando foi derrotado pelo Independiente-ARG.

Umas das provas do amadurecimento do jogador foi a forma com que tratou a notícia de estar fora da pré-lista de jogadores convocados por Mano Menezes para disputar a Olímpiada de Londres. O jogador afirmou que não abaixará a cabeça e continuará focado em ajudar o Goiás a se reerguer. "É tranquilo, vou continuar fazendo meu trabalho e de forma alguma vou abaixar a minha cabeça. Estou jogando em um grupo muito forte, que tem uma expectativa muito boa e objetivos traçados muito bons para esse ano", ressaltou.

Rafael Tolói já disputou 165 jogos como profissional pelo Goiás e marcou 19 gols. O zagueiro é presença garantida no miolo de zaga contra a Aparecidense, no próximo domingo, às 16h, em Aparecida de Goiânia, jogo válido pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Goiano.

MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra