PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Gotemburgo será a última parada da Volvo 2014/15

1 fev 2013 - 10h49
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Segunda maior cidade da Suécia e dona do maior porto da Escandinávia, Gotemburgo receberá pela terceira vez na história a Volvo Ocean Race. Nesta sexta-feira, a cidade foi confirmada como a última parada da edição 2014-2015 podendo, assim, definir o campeão da regata de volta do mundo. Esta será a segunda vez que Gotemburgo finalizará a disputa. Na edição 2005-2006, viu a consagração do barco holandês ABN Amro 1.

"Gotemburgo é o lugar perfeito para encerrar com chave de ouro esse megaevento. É muito bom saber que, depois de uma aventura de milhares de quilômetros ao redor do planeta, vamos terminar a volta ao mundo em uma cidade com know-how para fazer competições esportivas. Os suecos têm infraestrutura e história na modalidade. Estamos ansiosos em ajudar Gotemburgo a fazer o melhor encerramento", afirmou o presidente da Volvo Ocean Race, no norueguês Knut Frostad.

Sede da Volvo, empresa que dá nome ao evento, Gotemburgo recebeu a regata de volta ao mundo nas edições 2001-2002 e 2005-2006. Também já foi palco do Mundial de Atletismo de 1995 e do Campeonato Europeu de Atletismo de 2006.

Para a edição 2014-2015, a cidade sueca foi a quinta parada anunciada até o momento. A largada será em Alicante, na Espanha, no segundo semestre de 2014. A primeira escala dos barcos será em Recife, no nordeste do Brasil. Outros portos conhecidos são Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil. O caminho entre Oceania e América do Sul reserva um dos trechos mais difíceis da aventura, o contorno do Cabo Horn. As próximas paradas serão conhecidas ainda neste mês.

Suécia na Volvo Ocean Race

A Suécia tem uma história de sucesso na Volvo Ocean Race. Gotemburgo, Marstrand e Estocolmo foram sedes do evento e o país teve dois barcos na volta ao mundo. O primeiro foi o EF Language na edição 1997-98. O Ericsson 4 em 2008-09 se tornou campeão sob o comando do brasileiro Torben Gragel. A Suécia tem uma lenda na vela oceânica: Magnus Olsson, que participou de seis edições da Volvo.

Para a temporada 2014-15, a Suécia terá uma equipe 100% feminina. O time do SCA, patrocinado por uma empresa de produtos de higiene, foi o primeiro a confirmar presença. Será a primeira competição do novo barco, o Volvo Ocean 65. Na direção técnica da equipe está o brasileiro João Signorini. Outro barco apoiado pelo estado brasileiro de Pernambuco foi anunciado no mês passado.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade