PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

De Neymar a Douglas: europeus fazem mercado barato no Brasil

Valor da transação de Neymar em 2013 (R$ 57,1 milhões) é superior à soma dos 10 transferências mais caras envolvendo jogadores atuando no Brasil na janela encerrada na segunda-feira

2 set 2014 - 08h39
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem se acostumou nos últimos anos a ver o Campeonato Brasileiro ser dizimado no meio da temporada por causa da temida janela europeia – quando os clubes mais ricos do mundo têm a oportunidade de contratar os melhores jogadores do País e desfalcar os times nacionais – ficou com medo à toa desta vez. Se em 2013 o Brasil sofreu realmente uma "limpa" entre junho e agosto, com a saída de nomes de peso como Neymar, Paulinho e Bernard, a janela que se fechou na última segunda-feira foi bem mais modesta: a compra de Douglas, ex-São Paulo, pelo Barcelona, foi a notícia mais impactante.

Douglas viajará para Barcelona para fazer exames
Douglas viajará para Barcelona para fazer exames
Foto: Divulgação

Comparando os jogadores com as vendas mais caras das janelas de meio do ano em 2013 e 2014, a queda no quilate dos atletas que saíram é evidente. O top 10 do ano passado custou mais que o triplo que o deste ano: 166,9 milhões contra 51,3 milhões de euros. O jogador mais caro, desta vez, foi o zagueiro Dória, que trocou o Botafogo pelo francês Olympique de Marselha por 10 milhões de euros; em segundo aparece um virtual desconhecido, o zagueiro Wallace, que deixou o Cruzeiro com menos de dez jogos oficiais pela equipe profissional, partiu para o Braga por 9,5 milhões de euros e já foi emprestado para o Monaco.

É claro que a venda de Neymar ao Barcelona, um caso extraordinário no futebol brasileiro, contribuiu muito para a cifra elevada da última temporada. Mas até descontando esses 57,1 milhões de euros – número oficial anunciado pelos espanhóis e considerado para a conta, mesmo com os valores reais superando 86 milhões de euros –, os outros nove mais caros de 2013 ganham fácil do top 10 deste ano: 109,8 milhões contra 51,3 milhões de euros.

O montante total de 2014 poderia ter sido mais alto se o Cruzeiro tivesse aceitado uma proposta de 10 milhões de euros feita pelo Monaco pelo meia Everton Ribeiro, mas ainda assim não chegaria perto dos números do ano passado. Da mesma forma, as saídas do volante Chico (do Coritiba para o Gaziantepspor) e do lateral William Matheus (do Palmeiras para o Toulouse) não tiveram valores divulgados, mas dificilmente elevariam de maneira significativa o valor do top 10 desta temporada. A conclusão a que se chega é simples: neste ano, não havia tanta qualidade assim para os europeus levarem.

Compare as principais saídas para a Europa em 2013 e 2014 (em euros)
2013 2014
  Jogador Do... Para... Valor   Jogador Do... Para... Valor
1. Neymar Santos Barcelona (ESP) 57,1 mi* 1. Dória Botafogo Olympique (FRA) 10 mi
2. Bernard Atlético-MG Shakhtar (UCR) 25 mi 2. Wallace Cruzeiro Braga (POR) 9,5 mi
3. Paulinho Corinthians Tottenham (ING) 20 mi 3. Wendell Grêmio Leverkusen (ALE) 5 mi**
4. Fred Internacional Shakhtar (UCR) 15 mi 3. Otávio Internacional Porto (POR) 5 mi
5. Fernando Grêmio Shakhtar (UCR) 11 mi 5. Douglas São Paulo Barcelona (ESP) 4 mi***
6. Vitinho Botafogo CSKA (RUS) 10 mi 5. Guilherme Corinthians Udinese (ITA) 4 mi
7. W. Nem Fluminense Shakhtar (UCR) 9 mi 5. L. Evangelista São Paulo Udinese (ITA) 4 mi
8. F. Anderson Santos Lazio (ITA) 7,8 mi 5. Talisca Bahia Benfica (POR) 4 mi
9. Diego Souza Cruzeiro Metalist (UCR) 6 mi 9. V. Andrade Santos Benfica (POR) 3,8 mi****
9. Casemiro São Paulo Real Madrid (ESP) 6 mi 10. Cleber
Bruno Peres
Luís Felipe
Corinthians
Santos
Palmeiras
Hamburgo (ALE)
Torino (ITA)
Benfica (POR)
2 mi
TOTAL: 166,9 milhões TOTAL: 51,3 milhões

* O valor oficial anunciado pelo Barcelona foi de 57,1 milhões de euros, considerado para a lista. Porém, o clube admitiu que a contratação custou mais de 86 milhões de euros incluindo comissões à família do jogador, direitos de marketing, acordos com o Santos, etc.

** O lateral Wendell foi negociado pelo Grêmio com o Bayer Leverkusen em fevereiro, mas só pôde se transferir no meio do ano com a abertura da janela europeia

*** O acordo entre São Paulo e Barcelona prevê um bônus de 1,5 milhão de euros, dependendo de metas alcançadas por Douglas

**** Valor segundo o site especializado em transferências Transfermarkt

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade