PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Portuguesa

Portuguesa

Favoritar Time

Em jogo marcado por confusão, Grêmio bate Portuguesa e é vice-líder

7 set 2013 - 22h51
(atualizado em 8/9/2013 às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Grêmio teve muito trabalho, mas conseguiu assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro na noite deste sábado. Em jogo válido pela última rodada do primeiro turno marcado por grande confusão entre jogadores e árbitro nos minutos finais após pênalti controverso assinalado para a equipe gremista, o time gaúcho bateu a Portuguesa por 3 a 2, em jogo com todos os gols no segundo tempo. O clube tricolor chegou a estar dois gols à frente, cedeu o empate, mas o pênalti salvou o Grêmio de empate em casa.

<p>Jogadores da Portuguesa partiram para cima de juiz após marcação de pênalti controverso e expulsão de zagueiro por reclamação</p>
Jogadores da Portuguesa partiram para cima de juiz após marcação de pênalti controverso e expulsão de zagueiro por reclamação
Foto: Wesley Santos / Gazeta Press

Com 34 pontos, o time gaúcho detém provisoriamente a vice-liderança da competição, atrás apenas do Cruzeiro. O time tricolor, contudo, pode ainda ser ultrapassado por Botafogo e Atlético-PR até o fim desta rodada. Já a Portuguesa continua com 19 pontos, apenas em 17º, e pode perder uma posição para o São Paulo neste domingo.

Na próxima rodada, a primeira do segundo turno, o time gremista visita o lanterna Náutico, na quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), enquanto os paulistas recebem o Vasco da Gama no Canindé, no mesmo dia e horário.

A primeira etapa do confronto no moderno estádio gremista teve total domínio dos donos da casa, que praticamente não deixaram a Portuguesa assustar nem em contra-ataques. O clube lusitano, entretanto, se defendia bem e tentava ter tranquilidade na saída de bola, sem ser incisiva na busca pelo gol.  O Grêmio criou as principais chances, a grande maioria em chutes de fora da área, mas não conseguiu abrir o placar antes do intervalo – na mais perigosa, aos 19min, Alex Telles chutou cruzado e a bola passou na frente do ataque gremista, que não conseguiu concluir.

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio teve um gol anulado com Kleber logo aos 2min. Pouco depois, no entanto, não teve jeito: aos 6min, Barcos aproveitou desvio de cabeça na primeira trave em cobrança de escanteio para concluir de cabeça para o fundo do gol completamente livre no segundo poste.  A equipe tricolor não demorou para ampliar no confronto: aos 12min, Kleber cruzou bem para Zé Roberto, que apareceu entre os zagueiros adversários para fazer o segundo gol gremista no jogo. Perdida, a Portuguesa ainda viu Barcos errar gol incrível aos 13min.

Grêmio bate Portuguesa com pênalti polêmico e expulsões:

Quando o time rubro-vede parecia morto, conseguiu diminuir em uma das primeiras chances. Bruninho foi lançado nas costas da zaga gremista aos 24min, chutou para defesa de Dida, mas a bola bateu em Rhodolfo no rebote e entrou.  O gol animou a Portuguesa, que partiu em busca do empate e criou boas chances. A igualdade finalmente veio aos 31min, com Luis Ricardo, que aproveitou cobrança de escanteio para cabecear para o gol da primeira trave.

 Aos 35min, uma confusão se instaurou em campo após o árbitro Jaílson Freitas marcar pênalti controverso para o Grêmio. Enquanto Kleber se preparava para bater, o zagueiro Valdomiro reclamou que a bola estava no lugar errado e foi expulso pelo juiz.

A expulsão revoltou os atletas da Portuguesa, que partiam para cima do juiz e chegaram a trocar empurrões com a arbitragem, que chamou o policiamento em campo. Bruninho também foi expulso na confusão e, após os ânimos se acalmarem, Kleber fez de pênalti e deu números finais ao jogo. 

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 3 x 2 PORTUGUESA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 7 de setembro de 2013, sábado

Horário: 21 horas (de Brasília)

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)

Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Edílson Frasão Pereira (TO)

Público: 21.219 (19.565 pagantes)

Renda: R$ 783.260,00

Cartões amarelos: Barcos (Grêmio); Diogo, Bruno Henrique e Rogério (Portuguesa)

Cartão Vermelho: Bruninho e Valdomiro (Portuguesa)

Gols: GRÊMIO: Barcos, aos 6, Zé Roberto, aos 12, e Kleber, de pênalti, aos 41 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Rhodolfo, contra, aos 25, e Luís Ricardo, aos 31 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Werley (Gabriel), Rhodolfo (Matheus Biteco) e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Maxi Rodríguez), Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos

Técnico: Renato Gaúcho

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique (Bruninho), Moisés e Souza (Corrêa); Gilberto e Diogo

Técnico: Guto Ferreira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade