PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Em Medellín, Grêmio vence Atlético Nacional e avança na Libertadores

2 abr 2014 - 23h56
(atualizado em 3/4/2014 às 00h28)
Compartilhar

O "grupo da morte" da Libertadores não foi páreo para o Grêmio. Nesta quarta-feira, o Tricolor Gaúcho confirmou sua classificação às oitavas de final com uma rodada de antecedência, e com autoridade. Jogando no caldeirão do Atanásio Girardot, em Medellín, o time de Enderson Moreira bateu o campeão Atlético Nacional por 2 a 0, gols de Dudu e Barcos, confirmando a vaga antecipada.

Mesmo precisando vencer, o Atlético Nacional não conseguiu pressionar o Grêmio no primeiro tempo, apesar de ter mais posse de bola. O Tricolor voltou mais aceso na etapa final, abriu o placar cedo e passou a ser pressionado. Quando o empate parecia iminente, Barcos definiu a classificação em um contra-ataque rápido.

A vitória leva o Grêmio aos 11 pontos, três à frente do vice-líder Newell’s Old Boys, quatro pontos à frente dos colombianos e matematicamente classificado. Na última rodada, dia 10, o Tricolor tentará confirmar a liderança contra o lanterna Nacional-URU, na Arena, podendo até empatar para ser o campeão da chave. O Atlético Nacional terá de vencer o Newell’s em Rosário, no mesmo dia, para se classificar e eliminar os argentinos.

O jogo - Com o Atanásio Girardot lotado, o Atlético Nacional entrou em campo precisando vencer para chegar em situação confortável na última rodada. Porém, a equipe não conseguiu exercer pressão sobre o Grêmio no primeiro tempo. Embora tivesse mais posse de bola, o time colombiano esteve bem controlado e criou poucas oportunidades reais contra o gol de Marcelo Grohe.

A primeira chegada do time colombiano foi fortuita: aos 13 minutos, um levantamento da direita desviou na zaga e quase enganou Marcelo Grohe, que deu um tapinha para escanteio. Aos 19, Cardona bateu de fora da área e a bola saiu raspando a trave.

O jogo ficou mais aberto nos minutos finais da etapa inicial. Aos 35, Riveros cruzou na área, Dudu recebeu, deu belo drible no zagueiro colombiano e chutou para fora. O Atlético Nacional respondeu aos 39, em bom chute de Medina, mas aos 43 o Grêmio quase marcou: Riveros bateu de fora da área e o goleiro Armani bateu roupa, mas defendeu em dois tempos.

O segundo tempo começou mais aberto. Aos três minutos o Atlético Nacional chegou em uma cabeçada de Bocanegra por cima após escanteio. Mas o Grêmio entrou mais decidido a jogar no campo do adversário e, na base da pressão, abriu o placar: aos sete, Luan lançou Ramiro, que cruzou rasteiro. Dudu recebeu no segundo pau livre e fuzilou Armani: 1 a 0.

Juan Carlos Osorio tentou jogar seu time para cima com as entradas dos atacantes Berrío e Duque nos lugares de Henríquez e Ángel. A primeira chegada perigosa na busca do empate ocorreu aos 17, quando Barcos tentou afastar levantamento para a área e quase fez gol contra. Aos 20, Duque quase marcou de cabeça após falta levantada por Carmona. Dois minutos mais tarde, Marcelo Grohe fez excepcional defesa em chutaço de Cárdenas da entrada da área.

No pior momento da pressão, o Grêmio definiu o jogo: aos 24, Murillo falhou e Barcos entrou livre, tendo apenas o trabalho de encobrir Armani. A pressão, porém, não diminuiu: no lance seguinte ao gol, Marcelo Grohe fez grande defesa em chute de fora da área. Aos 29, Cardona bateu falta e Grohe fez defesaça no ângulo. Sete minutos depois, o goleiro gremista encaixou com tranquilidade um novo chute de Cardona. Aos 48, Duque chutou rasteiro com perigo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade