PUBLICIDADE
Logo do Internacional

Internacional

Favoritar Time

Falcão vence o primeiro duelo com Renato Gaúcho

1 mai 2011 - 21h07
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
Cristiano Silva
Direto de Porto Alegre

O duelo dos ídolos Renato Gaúcho e Falcão começou com surpresas nas escalações de Grêmio e Inter para o clássico Gre-Nal.

O técnico Renato Gaúcho foi para o gramado vestindo um agasalho do Grêmio, calça jeans e luvas. Com uma escalação utilizando três zagueiros, ele mudou por completo a sua característica de sempre jogar no ataque - sem contar que Leandro, o melhor atacante em atividade no Estádio Olímpico, ficou como alternativa no banco de reservas. O comandante optou pelo esquema 3-5-2, com a escalação do zagueiro Vilson para tentar estancar o problema da bola aérea defensiva.

Já no lado colorado o técnico Falcão, vestindo uma camisa vermelha e blazer, também mudou a escalação do time para o clássico: o atacante Rafael Sóbis perdeu a vaga para o meia Oscar. Teoricamente, a ideia era de povoar o meio campo e tentar, na qualidade individual, conseguir superar o ferrolho gremista armado por Renato Gaúcho.

A bola começou a rolar e os treinadores, ídolos de Grêmio e Inter no passado, aparentemente estavam calmos, pelo menos nos primeiros dois minutos de jogo, quando Renato reclamou da marcação do meio campo gremista e discutiu com o árbitro. O treinador tricolor passou quase toda a primeira etapa se queixando dos homens de defesa. O lance mais amistoso de Renato Gaúcho, no primeiro tempo, foi quando, após uma falta em D'Alessandro, o técnico gremista acabou abraçando o meia colorado. De resto foi só reclamação com a arbitragem e bronca nos seus jogadores.

Do lado vermelho, o técnico Falcão aparentava estar mais calmo: limitou-se a conversar com o preparador físico Fábio Mahseredjian, que recebia as recomendações, via rádio, do auxiliar técnico Julinho Camargo, que estava nas cabines, e repassava para o líder do banco colorado. Na hora do gol de Leandro Damião, uma vibração contida do ex-craque

Na volta para o segundo tempo Renato Gaúcho e os jogadores cercaram o árbitro Márcio Chagas na tentativa de pressionar a arbitragem, e quando voltou para o reservado ouviu um ofensivo coro da torcida colorada como na época em que jogava; acenou para as arquibancadas rivais e foi para o seu banco, sendo o centro das atenções antes de a bola rolar.

Com a bola rolando Falcão continuou demonstrando calma e serenidade. Mesmo com a expulsão do volante Guiñazu, aos 24min do segundo tempo, o técnico colorado passou boa parte do segundo tempo com as mãos no bolso.

Já Renato Gaúcho parecia um boneco de posto de gasolina, não parava de gesticular, cobrando dos jogadores mais objetividade. Até que, aos 41min, a estrela do ex-atacante brilhou: Júnior Viçosa faz valer a vantagem numérica do Grêmio e empatou o Gre-Nal.

O final de jogo chegou, e a decisão do segundo turno foi para os pênaltis. De um lado Falcão reuniu os seus jogadores e passou os últimos recados antes do desempate. No lado gremista a mesma situação, com Renato Gaúcho conversando e orientando os seus jogadores.

Mesmo com o erro na cobrança de Borges, Falcão não vibrou e Renato ficou parado.

O gol de D'Alessandro Falcão nem viu, estava conversando com o quarto árbitro.

Fernando errou a segunda cobrança e Falcão caminhou com as mãos no bolso, sem vibrar, e Renato não acreditou no que viu.

Gol de Damião e Falcão ficou quieto;, Renato também.

No gol de Rochemback Renato não vibrou, e Falcão ficou parado.

Kléber marcou para o Inter e Falcão, longe dos seus jogadores, não vibrou.

Rodrigo marcou o gol do título do segundo turno para o Inter. Falcão saiu calmamente e sem vibrar e foi para o vestiário. No lado gremista Renato Gaúcho sai discutindo com os dirigentes do Inter, e quase vai às vias de fato com o vice de futebol colorado Roberto Siegmann, que estava no gramado.

Agora é esperar os próximos dois clássicos para saber quem será o campeão Gaúcho de 2011.

Falcão levou a melhor no "duelo" de ídolos com Renato Gaúcho
Falcão levou a melhor no "duelo" de ídolos com Renato Gaúcho
Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm / Divulgação
Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade