0

Federação Gaúcha pede antecipação da janela

24 mai 2011
14h25
atualizado às 15h22

A Federação Gaúcha de Futebol já entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol para antecipar a janela de transferências internacional. A sugestão do presidente da FGF, Francisco Noveletto, é de que o período de entrada e saída de jogadores seja entre dia 1º e 30 de junho.

Novelletto mostrou-se confiante no assunto. Em 2010, o pedido feito também pelo mandatário da FGF para que a janela de transferências fosse antecipada, quando houve o encontro com Ricardo Teixeira na África do Sul, durante a Copa do Mundo.

"O precedente, ele abriu ano passado, quando nós pedimos e ele aceitou a mudança. Acho que agora não será problema outra vez. Mandei o e-mail e a solicitação quase com as mesmas palavras da que ele aceitou ano passado. Mas não seria só para os times do Sul. É o melhor para todos", disse, confiante, Novelletto.

Atualmente, o maior interessado na questão no Sul do país é o Grêmio. Do exterior, foram contratados Miralles e Gilberto Silva. Os reforços, no entanto, só poderiam estrear em agosto, com quase 15 rodadas do Brasileiro já disputadas. Além deles, o time tricolor tem indefinição quanto a Gabriel, já que seu contrato com o Panathinaikos vai ser rompido e um novo vínculo com o Grêmio assinado.

Situação parecida vive o Corinthians, que indicou uma movimentação também junto a CBF para a antecipação. Principal reforço alvinegro, Alex vive a mesma situação dos contratados pelo Grêmio.

Em 2010, quem fez movimento semelhante foi o Inter. O clube gaúcho, à época na semifinal da Libertadores, pediu a Novelletto a antecipação da janela. Queria inscrever na competição o goleiro Renan, o meio-campista Tinga e o atacante Rafael Sobis, todos contratados no meio do ano. E teve sucesso.

Como ultimamente tem sido frequente os pedidos, Novelletto, no contato com Ricardo Teixeira via e-mail, propôs para o presidente da CBF que a mudança seja permanente. Como é a confederação local que indica para a FIFA a data de entrada de jogadores, só seria necessário Teixeira solicitar a mudança com um ano de antecedência para a entidade.

"Eu repassei para o Ricardo Teixeira as solicitações dos meus clubes daqui, que foram nos feitas. Para evitar que todo ano seja esse assunto, já sugeri que nós mudássemos de vez para entre 1º e 30 de junho. Precisa apenas indicar para a FIFA um ano antes", explicou Noveletto.

Como encaminhou o pedido nesta segunda-feira, Novelletto espera que a resposta da entidade aconteça até sexta. Mas afirma que nem precisa da resposta de Teixeira, se o presidente da CBF agir e modificar a regra.

Recém-contratado, Gilberto Silva só poderá estrear em agosto, de acordo com a atual janela
Recém-contratado, Gilberto Silva só poderá estrear em agosto, de acordo com a atual janela
Foto: Getty Images
Fonte: Lancepress!
publicidade