PUBLICIDADE

Campeonato Gaúcho

Patrocínio Logo do patrocinador

Gaúcho começa com Grêmio desinteressado e Inter "desabrigado"

19 jan 2013 - 07h01
(atualizado às 07h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante muitos anos o Campeonato Gaúcho era o grande objetivo dos times do Rio Grande do Sul, com muita rivalidade entre as equipes do interior contra a dupla Gre-Nal. Com o passar dos anos e o crescimento de Grêmio e Inter, conquistando títulos Brasileiros e da Libertadores da América, o Campeonato Gaúcho deixou de ser atrativo para a dupla Gre-Nal.

Técnico Dunga é a grande novidade do Inter para o Campeonato Gaúcho de 2013
Técnico Dunga é a grande novidade do Inter para o Campeonato Gaúcho de 2013
Foto: Ricardo Rímoli / Agência Lance

Mesmo assim, muitas vezes, o titulo regional é a única conquista da temporada, como aconteceu com o Inter no ano de 2012, que formou um grande elenco, mas acabou afundando na Libertadores e no Brasileiro. O que dizer do Grêmio, que nem na final do Gaúcho chegou e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e acabou como prêmio de consolação com uma vaga para a primeira fase da Libertadores.

O torneio deste ano mantém a fórmula dos anos anteriores, com dois grupos de oito times e disputado em dois turnos. O primeiro turno é chamado de Taça Piratini é disputado com os times do grupo A enfrentando os times do grupo B. O vencedor do turno já está garantida na final do campeonato.

O segundo turno é chamado de Taça Farroupilha e é disputado com os times se enfrentado dentro do próprio grupo. O vencedor faz a final do Campeonato com o ganhador do primeiro turno. Caso o mesmo time ganhe os dois turnos ele conquista de maneira antecipada o Campeonato Gaúcho.

Confira como estão os times do Gaúcho de 2013:

Grupo A

Grêmio: A equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo abre a temporada de 2013 focada na conquista da Libertadores da América e por isto vai disputar os três primeiros jogos do Gaúcho com o time reserva, treinado por Marcelo Mabília, que comanda o time Sub-20 do clube tricolor. “Recebo com muita felicidade esta oportunidade, mas tenho a exata noção e a dimensão da chance que estou recebendo. Me sinto seguro e tranquilo, conheço bem o clube e a minha relação com o pessoal do vestiário profissional sempre foi muito boa e espero que a gente venha repetir isto nos próximos dias”, disse Mabília, treinador que vai comandar o time reserva do Grêmio nas primeiras partidas do Gaúcho.

Vargas será atração do Grêmio no Campeonato Gaúcho (Foto: Facebook / Reprodução)

Caxias: A equipe da serra sempre é candidata a brigar pelo título - já conquistou o Campeonato Gaúcho no ano de 2000 diante do Grêmio e dentro do Estádio Olímpico. Na época o treinador do Caxias era Tite, atual técnico do Corinthians. Em 2012, o Caxias ganhou o primeiro turno do Gaúcho eliminando o Grêmio e garantiu vaga na final contra o Inter, onde acabou com o vice-campeonato. Este ano a idéia é de no mínimo repetir a mesma campanha de 2012. Para isto, o Caxias aposta na força dos volantes Umberto e Paraná, remanescentes do time do ano passado.

Novo Hamburgo: A equipe do Vale do Sinos aposta no atacante colombiano Angulo, 26 anos, para tentar surpreender no Estadual. O jogador veio do Once Caldas e já atuou também no Millionarios, de Bogotá. O restante do grupo é formado na grande maioria por jogadores que já atuaram no interior gaúcho.

Cerâmica: O time conta com o experiente meia Cristian, 33 anos, ex-Palmeiras e Paraná, para cadenciar o time da grande Porto Alegre. O Cerâmica conta com uma mescla de jovens jogadores com experientes e tem como grande objetivo permanecer na elite do futebol gaúcho.

Cruzeiro-RS: O clube estrelado, como é chamado pelos seus torcedores, está completando 100 anos nesta temporada e para fazer bonito neste Campeonato Gaúcho o time do Cruzeiro contratou o veterano centroavante Clodoaldo, 34 anos, e que já atuou pelo Corinthians. “O Campeonato Gaúcho é um campeonato muito disputado e difícil, mas eu chego com a proposta de me tornar o goleador do Campeonato Gaúcho e ajudar o Cruzeiro a desempenhar um bonito papel na competição”, destacou Clodoaldo.

Lajeadense: O time alvi-azul não tem grandes nomes no elenco de jogadores e briga para permanecer na primeira divisão. A equipe conta com a experiência da comissão técnica, que tem Flávio Campos como treinador e Mário Tilico como auxiliar técnico. Flávio Campos foi volante do Juventude, quando a equipe da serra conquistou a Copa do Brasil e Mário Tilico foi atacante do São Paulo e do próprio Juventude.

Pelotas:  Único representante da zona sul do estado na elite do futebol gaúcho o Pelotas entra na competição para no mínimo conquistar o título de campeão do interior. Dono de uma fanática torcida, que acompanha o time em todos os jogos dentro e fora do Estádio da Boca do Lobo, o Pelotas contratou jogadores experientes, como o meia Fabiano Gadelha e o lateral esquerdo Jadílson, 35 anos, com passagens por São Paulo e Fluminense. Mas a grande promessa do time do Pelotas é o peruano Junior Ponce, 18 anos, que pertence ao time alemão do Honffenheim e está emprestado para a disputa do Campeonato Gaúcho. Ponce é apontado como a grande promessa do futebol peruano, alguns chegam a compará-lo com o argentino Messi, do Barcelona.

Passo Fundo: Retorna a elite do futebol gaúcho após um longo período na segunda divisão estadual. Possui um ótimo estádio, o Vermelhão da Serra, com capacidade para 20 mil torcedores. Entra no Gaúchão deste ano com o objetivo de se manter na primeira divisão. O grande nome do time é o volante Claiton, 33 anos, formado nas categorias de base do Inter e com passagens pelo Santos, Botafogo, Flamengo e Atlético Paranaense.

Ex-atacante do Corinthians, Clodoaldo vai jogar o Gaúcho pelo Cruzeiro-RS (Foto: Gazeta Press)

Grupo B

Internacional: O atual campeão gaúcho abre a temporada priorizando a preparação física. Optou por fazer um pré-temporada de 30 dias e por isto vai utilizar o time Sub-23 nos dois primeiros jogos do Campeonato Gaúcho. Em relação ao time do ano passado o Inter perdeu o volante Guiñazu, que foi para o Libertad e o atacante Dagoberto, negociado com o Cruzeiro. As grandes contratações são o técnico Dunga  e o preparador físico Paulo Paixão. Dunga chega com a missão de dar um padrão de jogo ao time e estabelecer a ordem no vestiário colorado. Para garantir o fôlego dos jogadores à direção do Inter foi buscar no Grêmio o preparador físico Paulo Paixão.

A dificuldade do Inter será em atuar fora do Estádio Beira-Rio, que está fechado para reforma visando a Copa do Mundo de 2014. O colorado já acertou com o Caxias e vai locar o Estádio Centenário durante a temporada 2013. Quando for o mandante o Inter vai atuar a 130 km de distância de Porto Alegre.

Juventude: Campeão da Copa Federação Gaúcha de Futebol, disputada no segundo semestre de 2012, o time da serra não vive um bom momento financeiro. Vendeu cinco das suas revelações para o Grêmio. A grande referência do elenco esmeraldino é o zagueiro Teco, que em 2007 atuou no Grêmio, onde foi vice campeão da Libertadores.

Mesmo em dificuldades financeiras o Juventude sempre é um time perigoso e forte em se tratando de campeonato Gaúcho. Ao lado do seu arquirrival Caxias, divide a terceira força do futebol gaúcho. Outro fator que pode pesar na busca de uma boa campanha é o fato do Juventude estar completando 100 anos nesta temporada.

Veranópolis: O time entra neste Campeonato Gaúcho brigando para permanecer na primeira divisão. A equipe não fez grandes contratações e mantém o seu departamento de futebol em atividade somente no período do campeonato regional. Após o Gaúcho, o Veranópolis fecha as suas portas e libera os seus jogadores para negociarem com outros clubes.

Santa Cruz: Outro clube de tradição do interior e que nesta temporada completa 100 anos, mas que nesta temporada briga para permanecer na primeira divisão. O grande destaque é o técnico uruguaio Sérgio Ramires, ex-jogador da seleção uruguaia, que em 1976 durante um jogo contra o Brasil, no Estádio do Maracanã, saiu correndo atrás do meia Rivelino, que ao fugir caiu nas escadarias do vestiário.

São José: O time da zona norte de Porto Alegre tem a seu favor o gramado sintético do Estádio Passo D’areia, piso que impõe sempre muitas dificuldades para os adversários. O time do Zequinha, como é carinhosamente chamado, não fez nenhuma contratação de expressão para esta temporada e aposta em muitos jogadores da própria base. É mais um clube que nesta temporada completa 100 anos.

São Luiz: Entra no Campeonato Gaúcho deste ano para permanecer na elite do futebol. O grande destaque do time do São Luiz é o técnico Tonho Gil, ex-jogador da dupla Gre-Nal e que conhece como poucos o futebol do interior gaúcho.

Canoas: Sério candidato ao rebaixamento e há algum tempo vem lutando contra dividas trabalhistas e penhora nas cotas de televisão.

Esportivo: Volta a elite do futebol gaúcho após amargar uma temporada na série B. No elenco o técnico Luiz Carlos Winck, ex-lateral direito da dupla Gre-Nal, conta com dois jogadores experientes, o zagueiro Ediglê e o atacante Léo, os dois faziam parte do elenco colorado que conquistou a Libertadores da América e o Mundial de Clubes de 2006. O time do Esportivo tem como meta permanecer na primeira divisão e depois pensar em algo mais forte como brigar pelo titulo de um dos turnos do Campeonato Gaúcho.

Baixe gratuitamente o aplicativo Sigo meu Time e acompanhe seu time do coração

Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade