PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Grêmio arrasa Santa Cruz-RS e fica perto da classificação no Gaúcho

13 fev 2013 - 21h40
(atualizado às 21h44)
Compartilhar

Com dois gols do argentino Bertoglio, dois de Willian José e outro de Werley, o Grêmio goleou o Santa Cruz-RS por 5 a 0, nesta quarta, no Estádio Olímpico. A vitória, combinada ao empate sem gols entre Cerâmica e Canoas recoloca o Tricolor na zona de classificação à próxima fase da Taça Piratini, no 3º do lugar do Grupo A, com 9 pontos.

Além de Bertoglio, o grande destaque da partida foi o ala Guilherme Biteco, de apenas 18 anos. Foram deles os passes para os dois primeiros gols marcados pelo Grêmio, fora outras várias chances criadas pelo lado esquerdo. Outro destaque foi Willian José, que enfim marcou seus primeiros gols com a camisa do Tricolor Gaúcho, além de ter uma boa atuação.

Nesta quinta, o Cruzeiro-RS recebe o Esportivo. Caso vença ou empate, o time porto-alegrense deixa o Grêmio na 4ª colocação do Grupo A. Mesmo assim, o Tricolor garante classificação caso vença o Veranópolis, domingo, no Olímpico, sem depender de resultados paralelos. Com a derrota, o Santa Cruz-RS caiu para o 6º lugar no Grupo B, com 7 pontos, e está eliminado da Taça Piratini.

O jogo - Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo e técnico gremista nesta quarta, Roger montou o Tricolor num 3-5-2. Werley, Bertoglio e Willian José eram os nomes mais conhecidos, mas foi Guilherme Biteco, ala pela esquerda, o grande destaque gremista na primeira etapa. Foi através de seus pés que o Grêmio criou suas melhores chances.

Aos 6 minutos, o primeiro lance de Guilherme Biteco: com lindo passe, deixou Willian José livre, mas Fernando Vizzotto saiu bem com os pés e salvou o Santa Cruz. Aos 12, ele cruzou na cabeça de Willian José, e o goleiro fez nova boa defesa. A pressão seguia forte: Jean Deretti deu dois chutes perigosos pelo lado esquerdo, e Ramiro, aos 17, soltou uma bomba que tirou tinta do travessão.

Aos 26, foi o próprio Guilherme Biteco quem teve a chance de marcar. Ele pegou rebote após boa jogada de Ramiro pela direita, mas chutou fraco, dando chance de a defesa cortar. O Grêmio então diminuiu o ritmo e viu o Santa Cruz crescer no jogo. O Galo teve três boas chegadas quase que seguidas: aos 33, Elton bateu falta direto para defesa de Follmann. Na sequência, o goleiro gremista deu tapinha em cabeçada de William Saldanha. Na cobrança do escanteio, Teda ganhou da zaga por cima, mas cabeceou para fora.

Mais competente que Teda foi Werley: aos 41 minutos, o zagueiro gremista ganhou pelo alto da zaga do Santa Cruz e aproveitou boa cobrança de escanteio de Guilherme Biteco para abrir o placar: Grêmio 1 a 0, fazendo justiça à maior insistência do Tricolor na primeira etapa.

O Santa Cruz voltou para o segundo tempo tomando a iniciativa. Logo aos cinco minutos, William Saldanha cobrou falta com categoria e acertou o travessão de Follmann. Mas a impressão de que o panorama mudaria se desfez rapidamente: três minutos depois, Bertoglio recebeu ótimo passe de Guilherme Biteco, driblou Vizzotto e ampliou. A seguir, foi Tony quem fez boa jogada pela direita para servir o argentino, que marcou 3 a 0 na pequena área.

Inspirado, Guilherme Biteco seguiu fazendo estrago: aos 18, cobrou falta com muito perigo. Aos 21, Willian José enfim desencantou. O centroavante recebeu dentro da área após jogada de Bertoglio pela direita e mandou para as redes: 4 a 0. Aos 28, Jean Deretti passou por três adversários e serviu Bertoglio, que cavou pênalti. Willian José cobrou com perfeição e fez o quinto do Grêmio.

Aos 33, a situação ficou ainda pior para o Santa Cruz-RS, que perdeu seu centroavante Charles, expulso, após falta dura em Ramiro. A seguir, Tony fez grande jogada pela direita e chutou para espalmada de Vizzotto. Aos 37, Grolli cabeceou na trave após cobrança de escanteio. Mas, apesar da pressão nos minutos finais, o Tricolor não conseguiu ampliar a goleada, que ficou mesmo nos 5 a 0.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade