PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Grêmio derrota Cerâmica e vence a 1ª com Luxemburgo

4 mar 2012 - 17h52
(atualizado às 22h18)
Compartilhar

Depois de estrear na eliminação nas semifinais da Taça Piratini, o técnico Vanderlei Luxemburgo conquistou a primeira vitória no comando do Grêmio. Neste domingo, no Estádio Antônio Vieira Ramos, o time tricolor derrotou o Cerâmica por 2 a 1, em partida válida pela primeira rodada da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho.

Em um pênalti discutível marcado pelo árbitro Márcio Chagas, a equipe da capital abriu o marcador por intermédio do atacante Kleber, aos 14min do primeiro tempo. Depois de sofrer pressão, o Grêmio ampliou a vantagem aos 4min do segundo tempo, com o meio-campista Marco Antônio. Quando a fatura parecia liquidada, Zeferino descontou para o Cerâmica, mas não evitou a derrota da equipe de Gravataí.

Além da primeira vitória de Luxemburgo no comando do Grêmio, a partida marcou as estreias do lateral direito Pará e do meio-campista argentino Bertoglio, que entraram na etapa final nos lugares de Léo Gago e Marquinhos, respectivamente.

Antes de encarar o Novo Hamburgo, no sábado, às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico, o Grêmio estreia pela Copa do Brasil na quarta. O time tricolor viaja até Aracaju para pegar o River Plate-SE. Já o Cerâmica enfrenta o Pelotas, também no sábado, fora de casa, às 20h30 (de Brasília).

O jogo

A partida em Gravataí começou truncada, mas as duas equipes conseguiram passar pela marcação e assustar os goleiros. Aos 5min, André Lima recebeu passe do lado direito, girou sobre o rival e finalizou. A bola passou perto do gol defendido por César Luz. A resposta do Cerâmica aconteceu aos 9min. Rogerinho bateu firme de fora da área e Victor espalmou para escanteio.

E não demorou para o Grêmio abrir o marcador fora de casa. Após bola alçada ainda do campo de defesa, Marquinhos dominou e caiu na área com a chegada de Maurinho. O árbitro Márcio de Chagas, de forma duvidosa, marcou pênalti para desespero dos jogadores do Cerâmica. Kleber bateu forte, no canto esquerdo de César Luz, que ficou no meio, e colocou a equipe tricolor em vantagem, aos 14min.

De novo na bola parada, o Grêmio quase comemorou o segundo gol em Gravataí. Marquinhos cobrou falta no ângulo e o goleiro se esticou todo para espalmar para escanteio. Em vantagem, os comandados do técnico Vanderlei Luxemburgo diminuíram o ritmo e passaram a encontrar dificuldades para entrar na defesa do Cerâmica.

Com a equipe tricolor acomodada, o Cerâmica ganhou moral e passou a atacar. Aos 39min, Cidinho recebeu na entrada da área, puxou para o pé esquerdo se livrando da marcação, mas finalizou fraquinho e Victor apenas olhou a bola sair pela linha de fundo.

Com os meias apagados e sem conseguirem criar jogadas, o Grêmio voltou a ameaçar em lance de bola parada. Aos 42min, Marco Antônio cobrou escanteio, André Lima cabeceou para o gol e Cézar Luz fez grande defesa na última chance de perigo no primeiro tempo.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com alteração. Luxemburgo trocou André Lima por Marcelo Moreno e promoveu a estreia de Pará, que substitui Léo Gago. Já no Cerâmica, Zeferino entrou no lugar de Dinei. E a etapa final começou movimentada. No primeiro minuto, Victor saiu jogando errado e quase Saraiva conseguiu surpreendê-lo.

A resposta do Grêmio aconteceu em grande estilo. Aos 4min, Marcelo Moreno caiu pelo lado direito e cruzou na área. O lateral Gabriel dominou e rolou para Marco Antônio, livre, tocar para o fundo das redes, marcando o segundo gremista na partida. O Cerâmica tentou responder aos 9min. Maurinho ganhou na intermediária, bateu forte e Victor fez boa defesa ao espalmar para escanteio.

E o Cerâmica conseguiu descontar depois de tanto pressionar a equipe da capital, aos 14min. O atacante Zeferino recebeu ótimo passe nas costas da defesa e arrematou cruzado para vencer o goleiro Victor, marcar o primeiro da equipe e colocar fogo na partida.

O time da casa partiu para cima após diminuir, mas foi o Grêmio que quase marcou o terceiro, aos 19min. Kleber recebeu passe de Gabriel, girou sobre a marcação e finalizou forte para grande defesa de Cézar Luz, que espalmou para escanteio. O técnico Luxemburgo também promoveu a estreia do argentino Bertoglio, que entrou no lugar de Maquinhos.

A pressão dos donos da casa cessou e o Grêmio passou a encontrar espaços para matar a partida. Aos 34min, Kleber recebeu e Bertoglio, dominou e arrematou rasteiro para outra boa defesa de Cézar Luz. O clube tricolor soube segurar o resultado e conquistou os três pontos em disputa em Gravataí.

CERÂMICA 1 x 2 GRÊMIO

Gol

Cerâmica: Zeferino aos 14min do 2º tempo

Grêmio: Kleber aos 14min do 1º tempo e Marco Antônio aos 4min do 2º tempo

Cerâmica: César Luz; Saraiva, Djair, Fábio Silva e Pedro (Marcão); Robson, Maurinho, Rafael (Léo Mineiro) e Cidinho; Dinei (Zeferino) e Rogerinho

Técnico: Hélio Vieira

Grêmio: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago (Pará), Marco Antônio e Marquinhos (Bertoglio); Kleber e André Lima (Marcelo Moreno)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartão Amarelo

Cerâmica: Dinei, Maurinho, Rogerinho, Djair, Léo Mineiro e Saraiva

Grêmio: Naldo e Marquinhos

Árbitro

Márcio Chagas da Silva (RS)

Local

Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí (RS)

Após decepcionar no 1º turno, Grêmio começou Taça Farroupilha com vitória
Após decepcionar no 1º turno, Grêmio começou Taça Farroupilha com vitória
Foto: Ricardo Rímoli / Agência Lance
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade