PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Grêmio reage no SE e vira sobre River Plate, mas decide vaga no Sul

7 mar 2012 - 23h58
(atualizado em 8/3/2012 às 00h57)
Compartilhar

O Grêmio esteve bem distante da estreia que esperava na Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Jogando em Aracaju contra o River Plate de Carmópolis (SE), o time do técnico Vanderlei Luxemburgo esbanjou irregularidade, permitiu que o rival criasse jogadas e virou no fim para vencer por 3 a 2 - sem, porém, evitar que a decisão do classificado fosse para o confronto em Porto Alegre.

» Veja o guia e saiba tudo sobre os times da Copa do Brasil 2012

Com o placar, o Grêmio pode vencer, empatar ou perder por 1 a 0 e 2 a 1 para avançar. Por sua vez, o River - atual bicampeão sergipano - avança caso vença por 4 a 3 ou placar superior. Vitória sergipana por 3 a 2 leva o jogo para os pênaltis, e quem vencer pega o Ipatinga, que derrotou o Real Noroeste-ES fora de casa por 2 a 0.

Jogando longe de seus domínios, o Grêmio começou pressionando e quase abriu o placar aos 5min do primeiro tempo: Marcelo Moreno recebeu de Kleber na esquerda e chutou cruzado, parando na defesa do goleiro Pablo. O River Plate, que precisava segurar a pressão tricolor, ainda sofreu com um contratempo inesperado: o atacante Leandro Kivel, contundido, deu lugar a Jonathan.

Kleber e Marcelo Moreno criavam boas chances, e Naldo ainda teve oportunidade perigosa aos 27min: Marquinhos ergueu a bola pela esquerda para o zagueiro, desmarcado, cabecear para fora. E pior: aos 41min, o meia Almir Sergipe recebeu a bola na intermediária, driblou o próprio Naldo e chutou cruzado, mandando a bola no canto esquerdo do goleiro Victor e abrindo o placar para a equipe de Carmópolis.

E não foi só. No segundo tempo, logo aos 3min, Naldo voltou a falhar e se atrapalhou com a bola - Jonathan desarmou o defensor, avançou pelo campo de ataque e finalizou no ângulo de Victor. Aos 12min, na resposta, Julio César fez levantamento da esquerda para a área e Marquinhos bateu longe do gol de Pablo.

A partir daí, Vanderlei Luxemburgo passou a apostar em reservas ofensivos, sacando Marquinhos e Marcelo Moreno para as entradas de Leandro e André Lima. O segundo recebeu bom passe de Bertoglio aos 18min, mas a arbitragem assinalou impedimento e invalidou o lance. Porém, aos 23min, Marco Antônio cruzou a bola pela esquerda na área, e Fernando Belém dominou mal, mandando contra as próprias redes.

No fim do jogo, o Grêmio passou a atacar com todas as forças, mas sem organização. Aos 39min, Kleber tentou girar e chutar, mas parou no goleiro Pablo. Dois minutos depois, o camisa 30 tentou de novo, e o goleiro defendeu. Aos 43min, um voleio desviou em Fernando Belém, gerando reclamações gaúchas. Já nos acréscimos, Kleber enfim conseguiu aproveitar e fez o segundo gol, conseguindo um empate praticamente impossível.

Ainda no sufoco, Leandro conseguiu a improvável virada nos acréscimos, com uma bola que bateu no travessão e dentro do gol - Facundo Bertoglio ainda empurrou o rebote para as redes. Agora, os dois times se enfrentam novamente no próximo dia 21, no Estádio Olímpico. O River Plate volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Itabaiana pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Sergipano. O Grêmio, por sua vez, joga no sábado pelo Campeonato Gaúcho, recebendo o Nova Hamburgo.

Ficha técnica

RIVER PLATE-SE 2 X 3 GRÊMIO

Gols

RIVER PLATE-SE: Almir Sergipe, aos 41min do primeiro tempo; Jonathan, aos 3min do segundo tempo

GRÊMIO: Fernando Belém (contra), aos 23min do segundo tempo; Kleber, aos 46min; Leandro, aos 48min do segundo tempo

RIVER PLATE-SE: Pablo; Fabiano, Fernando Belém, Bebeto e Glauber; Lelê, Misael, Wallace e Almir Sergipe (Fernandinho); Leandro Kivel (Jonathan) e Charles (Fernand Pilar)

Treinador: Luis Carlos Cruz

GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Julio César; Fernando, Léo Gago (Bertoglio), Marco Antônio e Marquinhos (Leandro); Kleber e Marcelo Moreno (André Lima)

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos

RIVER PLATE-SE: Fernando Belém, Bebeto e Lelê

GRÊMIO: Gilberto Silva, Bertoglio e André Lima

Cartões vermelhos

RIVER PLATE-SE: Bebeto

Árbitro

Emerson Luiz Sobral (PE)

Local

Estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE)

Grêmio perdia até os acréscimos do segundo tempo, mas Kleber (foto) e Leandro conquistaram a virada
Grêmio perdia até os acréscimos do segundo tempo, mas Kleber (foto) e Leandro conquistaram a virada
Foto: João Henrique / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade