PUBLICIDADE

Campeonato Gaúcho

Patrocínio Logo do patrocinador

Inter elimina Grêmio e amplia festa do centenário

5 abr 2009 - 19h06
(atualizado às 21h58)
Compartilhar

No dia seguinte à comemoração dos 100 anos de sua fundação, o Internacional estendeu a festa no Estádio Beira-Rio na tarde deste domingo, justamente ao eliminar seu maior rival na disputa do Campeonato Gaúcho. Em tarde histórica para o zagueiro Índio, que igualou a marca do ídolo Elias Figueroa com mais um gol decisivo, o time colorado deu mais alegrias ao seu torcedor ao vencer o Grêmio por 2 a 1 e garantir presença na semifinal do segundo turno do Campeonato Gaúcho.

» Veja fotos de Inter x Grêmio

» Confira a tabela completa

» Veja a classificação atualizada

» Comente a vitória do Internacional

Como faturou a primeira etapa da competição, justamente com triunfo sobre o rival tricolor, o Internacional deu mais um passo rumo à conquista do bicampeonato estadual, sem a necessidade de disputar a decisão. Desta forma, o Grêmio dá adeus à disputa no Rio Grande do Sul e concentra as suas atenções somente à disputa da Libertadores da América.

O gol que garantiu a suada classificação do time centenário só saiu aos 32min da etapa final, quando a partida estava nervosa após as expulsões do colorado Taison e do gremista Rafael Marques e grande tumulto no centro do gramado. Alvo de muitos protestos dos rivais tricolores, o argentino D'Alessandro deu belo lançamento ao defensor, que mostrou categoria ao tocar por cobertura na saída de Victor.

Campeão da Libertadores da América e do Mundial de Clubes, ambos em 2006, Índio novamente entrou para a história ao igualar marca de Figueroa e se tornar o maior zagueiro-artilheiro dos 100 anos da equipe do Beira-Rio, agora com 24 gols marcados. Além dos números como goleador, o defensor chegou a 200 partidas com a camisa colorada.

No entanto, quem festejou primeiro foi a torcida gremista, mesmo na casa do adversário. Empurrado por Kléber dentro da área, o meia Tcheco bateu pênalti com categoria, acertou o canto direito de Lauro e abriu o placar do clássico gaúcho. Porém, a resposta veio aos 32min, da mesma forma que foi vazado. Depois de disputa entre Nilmar e Thiego na área, o centroavante colorado caiu e o árbitro anotou a infração. Na batida, foi a vez de Andrezinho bater, viu Victor tocar na bola, mas ainda assim empatou o duelo.

Já na etapa final, o Internacional sofreu grande pressão do Grêmio e contou duas vezes com a sorte para não ser vazado. Na primeira, aos 11min, Souza bateu falta da intermediária e carimbou o travessão de Lauro. Em seguida, aos 24min, em nova batida de bola parada, Tcheco levantou para a área e Jonas subiu mais que a zaga para testar e parar na trave esquerda colorada. Com a partida se encaminhando para a disputa de pênaltis, o jogo ficou truncado, mas o time que ainda festejava a data histórica contou com a estrela de Índio e segue vivo na disputa estadual.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL 2 x 1 GRÊMIO

Gols
Internacional: Andrezinho, aos 33min do 1º tempo, e Índio, aos 32 min do 2º tempoo

Grêmio: Tcheco, aos 19min do 1º tempo

Polêmicas de arbitragem
- Pênaltis marcados para a Internacional e Grêmio, ainda no primeiro tempo, em lances que gerou muitas reclamações dos dois lados

Ponto Forte do Internacional
Poder de reação após sair atrás no placar, se recuperar no duelo e conseguir a virada no segundo tempo

Ponto Forte do Grêmio
Bolas paradas, jogadas em que o time levou mais perigo e chegou a acertar a trave no goleiro Lauro por duas vezes

Ponto Fraco do Internacional
Problemas para sair da marcação do Grêmio no meio-campo logo nos primeiros minutos de partida

Ponto Fraco do Grêmio
Gols perdidos novamente pela dupla de ataque, desta vez formada por Jonas e Herrera

Personagem do jogo
Índio, do Internacional

Destaque negativo do jogo
Briga entre jogadores das duas equipes na segunda etapa, quando Taison e Rafael Marques receberam cartão vermelho e o argentino D'Alessandro teve a camisa rasgada no meio da confusão

Esquema Tático do Internacional
4-4-2
Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão (Marcelo Cordeiro), Guiñazu e Andrezinho (D'Alessandro); Taison e Nilmar (Alecssandro); técnico: Tite

Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Willian Thiego, Léo, Réver e Rafael Marques; Adilson (Makelele), Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas (Maxi Lópex) e Herrera (Reinaldo); técnico: Celso Roth

Cartões Amarelos
Internacional: Álvaro e Kléber

Grêmio: Willian Thiego, Jonas, Souza e Réver

Cartões Vermelhos
Internacional: Taison

Grêmio: Rafael Marques

Árbitro
Leonardo Gaciba

Público

44.540 pagantes

Renda

R$ 535.850,00

Local

Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Inter elimina Grêmio e segue em festa:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade