PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Pará destaca solidez defensiva como trunfo do Grêmio no Brasileirão

21 jul 2014 - 16h44
Compartilhar

Reconhecido historicamente por formar times defensivamente seguros, o Grêmio não tem fugido às suas tradições neste aspecto nos últimos anos. Em 2012, a equipe teve a melhor defesa do Brasileirão, com 33 gols sofridos em 38 jogos. No ano passado, foi a segunda melhor, sofrendo 35 tentos.

Agora, porém, a equipe chega a exagerar na eficiência: dono da melhor defesa do campeonato, o Tricolor sofreu apenas 5 gols em 11 jogos, média de 0,45 por partida - mantendo a média, o time de Enderson Moreira sofreria apenas 17 gols em todo o Brasileiro.

Para o lateral direito Pará, a segurança defensiva é, de fato, um dos pontos fortes da atual equipe: "é uma das nossas características, uma marcação forte, sem dar espaço. Por isso estamos brigando na ponta de cima. Quando um time não sofre gol, o caminho para vencer já começa a ficar mais curto", afirma o ala.

Apesar disso, e embora tenha o terceiro melhor aproveitamento do Brasileirão, o Grêmio não ocupa um lugar no G-4. O motivo são os critérios de desempate. O Tricolor sofre pouquíssimos gols, mas também marca poucos. Com apenas oito marcados em 11 jogos, supera apenas Goiás, Criciúma, Figueirense e Flamengo neste critério. Está atrás de Fluminense, Atlético-PR, Internacional e São Paulo nos critérios, ocupando a 7ª colocação, com 19 pontos em 11 jogos (57,6% de aproveitamento).

Pará reconhece o problema: "o desafio é manter esses números defensivos e seguir melhorando ofensivamente. Estamos no caminho certo, perto dos líderes. Por isso a vitória sobre o Figueirense foi muito importante, somar pontos fora de casa é fundamental. Foi nossa segunda vitória como visitante (a outra havia sido contra a Chapecoense, também de Santa Catarina). Agora teremos uma semana inteira para treinar, preparar o time para o jogo contra o Coritiba, analisar nossos erros, melhorar nossas virtudes", projetou.

O Tricolor não sofre gols pelo Brasileirão há quatro rodadas - a última vez que foi vazado foi na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no dia 24 de maio. O jogo diante do Coxa ocorre, domingo, 18h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade