PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Sindicato notifica FGF contra gramado sintético; federação põe "culpa" na Fifa

20 jan 2014 - 18h11
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Atletas tinham que colocar pés em caixa com gelo para diminuir calor</p>
Atletas tinham que colocar pés em caixa com gelo para diminuir calor
Foto: Edu Andrade/Fatopress / Gazeta Press

Nem bem começou e o Campeonato Gaúcho já tem a primeira polêmica. O Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul ingressou na tarde desta segunda-feira com um ofício na Federação Gaúcha de Futebol solicitando que os jogos do São José, no Estádio Passo D’Areia, sejam realizados a partir das 19h (de Brasília).

O motivo alegado é que, devido ao calor e ao gramado sintético, fica impraticável jogar futebol. No último domingo, na partida São José x Grêmio, a temperatura do gramado minutos antes de a bola rolar marcava 62º C.

Durante a partida, os jogadores do São José colocavam os pés em baldes com água e gelo para tentar esfriar as chuteiras e aliviar o calor. Já o lateral direito Tinga, do Grêmio, teve queimaduras na sola dos pés.

"O Sindicato notificou a Federação Gaúcha de Futebol pedindo para que olhe com carinho para que os jogos do São José sejam efetuados a partir das 19h e que no ano que vem o São José troque o gramado sintético por grama natural. Não tem condições de se jogar em grama sintética, de 16 clubes só um tem gramado sintético. Tem jogador que atuou ontem e vai ficar de fora do jogo de quarta devido ao gramado. Jogador que queimou a sola do pé por causa do sintético", disse Paulo Mocelim, presidente do Sindicato do Atletas do RS, em entrevista para a Rádio Guaíba.

Presidente da FGF pede para reclamar com a Fifa

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, já adiantou que não tem como a entidade mudar os horários dos jogos do São José sem ter o aval da televisão, que é detentora dos direitos de transmissão.

Grêmio tem jogadores com queimadura no pé em campo sintético:

"A Federação não pode alterar as datas ou horários dos jogos, a não ser que seja em comum acordo com a televisão, que transmite e paga por isto, e o clube. Em relação ao gramado sintético, o sindicato tem que reclamar na Fifa, que homologou e autorizou a utilização do gramado sintético", emendou Noveletto à reportagem do Terra.

Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade