PUBLICIDADE
Logo do Seleção Holandesa

Seleção Holandesa

Favoritar Time

Holanda pode ser primeira seleção a usar 23 atletas em Copa

12 jul 2014 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Substituição de Cillessen por Krul nas quartas de final contra a Costa Rica foi a mais surpreendente de Van Gaal</p>
Substituição de Cillessen por Krul nas quartas de final contra a Costa Rica foi a mais surpreendente de Van Gaal
Foto: Marcos Brindicci / AFP

O técnico Louis van Gaal já afirmou que seu time jogará a disputa pelo terceiro lugar contra o Brasil, neste sábado, no Estádio Mané Garrincha, com o objetivo de se tornar a primeira Holanda da história a terminar uma Copa do Mundo invicta. Mas ele também pode quebrar outro recorde do torneio nesta partida que a princípio vale pouca coisa: sua seleção pode ser a única de todos os Mundiais a utilizar seus 23 jogadores convocados.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Até o momento, apenas o goleiro Michel Vorm, do Swansea, ainda não entrou em campo na Copa. Todos os outros 22 jogadores chamados por Van Gaal tiveram sua chance de jogar – o caso mais extraordinário foi o do goleiro Tim Krul, que substituiu o titular Jasper Cillessen no último minuto da prorrogação contra a Costa Rica, nas quartas de final, especialmente para os pênaltis. Krul pegou duas cobranças e colocou os holandeses na semi.

Os 22 jogadores usados pela Holanda
  Jogador Posição Jogos Estreia
1 Cillessen goleiro 6 Espanha (1ª fase)
2 Vlaar zagueiro 6 Espanha (1ª fase)
3 De Vrij zagueiro 6 Espanha (1ª fase)
4 Martins Indi zagueiro 5 Espanha (1ª fase)
5 Blind lateral 6 Espanha (1ª fase)
6 De Jong volante 5 Espanha (1ª fase)
7 Janmaat lateral 4 Espanha (1ª fase)
8 De Guzmán volante 2 Espanha (1ª fase)
9 Van Persie atacante 5 Espanha (1ª fase)
10 Sneijder meia 6 Espanha (1ª fase)
11 Robben atacante 6 Espanha (1ª fase)
13 Veltman zagueiro 1 Espanha (1ª fase)
17 Lens atacante 4 Espanha (1ª fase)
20 Wijnaldum meia 6 Espanha (1ª fase)
21 Depay atacante 4 Austrália (1ª fase)
15 Kuyt lateral 4 Chile (1ª fase)
14 Kongolo lateral 1 Chile (1ª fase)
18 Fer volante 1 Chile (1ª fase)
12 Verhaegh lateral 1 México (oitavas)
19 Huntelaar atacante 3 México (oitavas)
23 Krul goleiro 1 Costa Rica (quartas)
16 Clasie volante 1 Argentina (semifinal)

A chance de Vorm jogar, porém, parece razoavelmente grande. Van Gaal não confirmou o time que entrará em campo contra o Brasil, nem deu qualquer indício no treino aberto da última sexta-feira, mas suas declarações desde a eliminação na semifinal para a Argentina dão a entender que muitas mudanças devem ocorrer – principalmente porque a Holanda teve um dia a menos para se recuperar. Com isso, o terceiro goleiro pode ter a possibilidade de atuar.

"Hoje (sexta-feira) de manhã eu analisei o Brasil pela primeira vez, e não darei a minha escalação. É uma coisa que nunca faço, é contra os meus princípios. Nós não podemos fazer isso. Preciso ver como será o treinamento. Existem dores, mas quero escalar o melhor possível. Temos um dia a menos para nos preparar, mas temos que ficar prontos", despistou Van Gaal na véspera da partida.

A utilização ampla do elenco por Van Gaal rendeu elogios da imprensa holandesa, que viu na atitude do treinador uma ótima maneira de preparar para competições futuras uma geração jovem e promissora. Algumas substituições do treinador também foram de grande importância - além do exemplo já citado de Krul contra a Costa Rica, houve casos como os de Depay e Huntelaar, que marcaram os gols das vitórias sobre Austrália e México, respectivamente, em suas partidas de estreia.

Recentemente, a seleção que passou mais perto de usar seus 23 jogadores em uma mesma Copa foi a Alemanha, que utilizou 22 tanto na edição de 2006 como na de 2010. Em ambos os casos, os únicos a não entrarem em campo foram os terceiros goleiros – respectivamente, Timo Hildebrand e Tim Wiese. Agora, depende de Van Gaal quebrar a escrita e escalar Vorm no jogo que ele mesmo afirmou, após a semifinal, que "nunca deveria ser jogado".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade