PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Ídolo no hóquei, goleiro canadense começou no futebol

24 fev 2010 - 11h10
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

Ele não marca gols e tampouco briga. Mas os torcedores no Canada Hockey Place o adoram. Roberto Luongo, goleiro da seleção canadense de hóquei, é o "queridinho" dos fãs. Atleta do Vancouver Canucks, ele joga mais em casa do que todos os outros na Olimpíada de Inverno.

Filho de um italiano com uma canadense descendente de irlandeses, Luongo nasceu em Montreal e começou nos esportes com o futebol. Influenciado pelo pai, ele praticou a modalidade número um dos brasileiros até os 14 anos, quando decidiu dedicar-se somente ao hóquei.

Depois de atuar na estreia contra a Noruega - e não levar gols -, Luongo foi para o banco de reservas. Martin Brodeur assumiu então a condição de titular, mas foi sacado após o fraco desempenho na derrota diante dos EUA. Contra a Alemanha, em jogo que valia vaga para as quartas de final, o camisa número 1 foi escalado novamente pelo técnico Mike Babcock. E não decepcionou.

A cada defesa contra os alemães - foram 21 no total -, os milhares de torcedores que lotaram o ginásio soltavam o grito já conhecido dos fãs dos Canucks: "Luuuuuu", em homenagem a Luongo. Nas arquibancadas, camisas com o nome e o número do goleiro não faltavam.

"Sentir a vibração desta torcida é algo incrível. É muito confortável jogar aqui. Espero que possamos chegar à medalha para retribuir o carinho do público", afirmou o tranquilo arqueiro, que foi cumprimentado por Brodeur após a vitória por 8 a 2 sobre a Alemanha.

Ídolo dos Canucks, o goleiro, 30 anos, tem contrato com a equipe de Vancouver por mais 12 temporadas na NHL (liga americana e canadense de hóquei). Se conquistar o ouro, em casa e como protagonista, vai virar lenda na cidade-sede da Olimpíada de Inverno.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - CAN 8 x 2 GER:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade