PUBLICIDADE

Inglês Justin Rose vence US Open de golfe

16 jun 2013 - 23h19
Compartilhar

Um punho cerrado colado aos lábios, um olhar e um beijo para o céu de Merion, na Filadélfia, foram as dedicatórias emocionadas no buraco 18 de Justin Rose, o novo campeão de Grand Slam que com esta vitória fecha, além disso, uma ferida na Inglaterra: 43 anos sem triunfos de um de seus golfistas no Aberto dos Estados Unidos.

Rose estreou com 16 anos em um torneio de Grand Slam, o Aberto Britânico. Depois, seu namoro com a vitória durou outros longos 16 anos. Metade da vida Rose esperou para levantar um troféu dos denominados Grandes.

Em Merion, Rose colocou um ponto final feliz a uma longa busca e, também, a 43 anos de espera para ver um britânico, os reis do golfe europeu, levantar a grande taça.

Tony Jacklin, em 1970 (Hazeltine) foi o último campeão do US Open nascido na Inglaterra, o país que exportou o golfe para o país que agora é a grande indústria mundial deste esporte.

Rose sucedeu Jacklin, um mito. Merion, um terrível campo com um rough complicado, venceu Rose por uma tacada acima do par. Mas o inglês superou e frustrou o ataque final do ídolo americano, Phil Mickelson, que terminou em segundo empatado com o australiano Jason Day, ambos com três acima do par.

O último dia de competição foi de pura sobrevivência, como nos três anteriores. Mickelson, com suas madeiras 3 e 4 em vez do driver, continuou com sua estratégia que o manteve três dias na liderança: precisão em detrimento da distância.

Mas o americano encontrou o rough mais do que deveria. O canhoto, que parecia se recuperar após embocar um eagle no buraco 11 com um longo approach, acabou a volta deste domingo com 74 tacadas (+4).

Foram muitas tacadas para um domingo, e isso abriu para Rose o caminho para seu primeiro major da carreira.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade