PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Início da natação paralímpica tem 5 recordes em provas eliminatórias

30 ago 2012 - 10h52
(atualizado às 10h59)
Compartilhar

Um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Paralímpicos, a natação não poderia ter tido um início melhor em Londres. Somente nas 15 provas eliminatórias disputadas na manhã desta quinta, cinco novos recordes foram estabelecidos, sendo dois deles mundiais e três paralímpicos.

» Confira 100 fotos da Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Londres

» De bocha a goalball, conheça os esportes dos Jogos Paralímpicos

Apesar de terem sido disputadas somente provas eliminatórias, nas quais os atletas costumam se poupar, a manhã desta quinta-feira foi marcada pelos novos recordes estabelecidos na piscina do Centro Aquático. Para "melhorar", a primeira marca foi quebrada pela britânica Nyree Kindred, anfitriã, que cravou 1min27s96 nos 100 m costas S6 (para nadadores com limitações físico-motoras), estabelecendo um novo recorde paralímpico e sendo ovacionada pelo público presente.

A segunda marca derrubada foi o recorde paralímpico dos 100 m borboleta S8 (para nadadores com limitações físico-motoras). A ucraniana Kateryna Istomina foi a responsável por isso, com o tempo de 1min11s04.

Logo em seguida, para delírio da torcida, coube a um britânico a honra de quebrar o primeiro recorde mundial da natação nos Jogos Paralímpicos de Londres. Jonathan Fox marcou 1min09s86 nos 100 m costas S7 (para nadadores com limitações físico-motoras), melhor marca da história.

Na prova seguinte, a disputa feminina dos 100 m costas S7, a australiana Jacqueline Freeney cravou 1min23s34 e fez o melhor tempo da história dos Jogos Paralímpicos.

A última marca restabelecida na manhã desta quinta foi protagonizada pela neozelandesa Sophie Pascoe, vencedora da bateria dos 200 m medley SM10 (para nadadores com limitações físico-motoras) com o tempo de 2min28s73, novo recorde mundial da prova.

O britânico Jonathan Fox quebrou o primeiro recorde mundial da natação dos Jogos Paralímpicos de Londres
O britânico Jonathan Fox quebrou o primeiro recorde mundial da natação dos Jogos Paralímpicos de Londres
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade