|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
O zagueiro francês Lilian Thuram criticou, neste domingo, a forma como o técnico do Chelsea, José Mourinho, usou a palavra escravidão para descrever a situação de seu companheiro de seleção, Claude Makelele.
O técnico francês Raymond Domenech convocou Makelele para as Eliminatórias da Eurocopa 2008 apesar de o volante ter declarado a intenção de se aposentar da seleção da França.
Mourinho, técnico de Makelele no clube inglês, comparou a situação do jogador com a escravidão, dizendo que se tratava de uma negação dos direitos humanos.
"Se Mourinho usou uma palavra como essa, não sabe o que fala. Ele não sabe o que é a escravidão", disse Thuram no centro de treinamento de Clairefontaine.
"Ele não disse isso porque é estúpido, mas simplesmente porque desconhece o significado da palavra", acrescentou. "Isso não tem nada a ver com futebol. Mourinho fez esse comentário para ofender."
Indagado sobre o que pensa da presença de Makelele no time, Thuram disse: "a situação é clara. Domenech tinha o direito de convocar Claude para essas partidas."
Thuram teve a mesma experiência quando Domenech o fez adiar sua aposentadoria para auxiliar a França a se classificar para a Copa do Mundo de 2006.
"No ano passado, Domenech decidiu me trazer de volta ao time contra a minha vontade também. Aparentemente ele tomou a mesma decisão com Claude. A lei está do lado dele", disse Thuram.
Pelas regras da Fifa, se Makelele tivesse se recusado a atuar pela França, poderia ser suspenso do Chelsea.
O volante, 33 anos, confirmou na quinta-feira que queria se aposentar do futebol internacional depois da Copa do Mundo, mas que prometia fazer o melhor pela França se fosse convocado.
Domenech o escalou na vitória por 3 a 0 sobre a Geórgia, no sábado, mas ele saiu aos 13min do segundo tempo com uma lesão no tornozelo.
A equipe médica francesa deve decidir se ele vai estar em condições de enfrentar a Itália na quarta-feira, disse um porta-voz neste domingo.
|