| EFE |
 Para Lula, Pan-Americano serve como preparação |
|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), inauguraram na manhã desta terça-feira o Centro Operacional de Tecnologia dos Jogos Pan-Americanos de 2007. No evento, Lula disse que o Pan será uma espécie de "vestibular" para o País continuar sonhando com a Copa do Mundo de 2014 e, até, pleitear ser sede de uma Olimpíada.
Veja fotos do evento 
Opine: o Brasil tem condições de receber Copa e Olimpíada?
A unidade inaugurada vai monitorar todas as competições, gerenciando cronometragens e resultados dos jogos. O centro também terá o controle dos esquemas de transporte, alimentação, compras de ingressos e boletins médicos.
O sistema será integrado ao banco de dados de órgãos de segurança, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Ministério da Justiça.
De acordo com o Ministério do Esporte, a instalação da infra-estrutura tecnológica chegará ao valor de RS 112,9 milhões. O Governo Federal investirá ao todo R$ 1,5 bilhão nos Jogos Pan-Americanos.
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o evento servirá de vestibular para outras competições que o Brasil pode receber, dentre elas a Copa do Mundo.
"Todos sabem que o Brasil pleiteia uma Copa do Mundo, Olimpíada. Para nós termos acesso, é preciso termos clareza de que o Pan será um aval, uma espécie de fundo investidor, um vestibular", explicou Lula.
"A responsabilidade é decisiva para a imagem que o Brasil quer mostrar, sendo um país capaz de receber eventos esportivos deste porte", completou o presidente.
"Na minha cabeça, o Brasil só será credenciado se a gente conseguir sair do Pan mostrando competência. Mostrando que sabemos preparar, organizar. Isso será relatado pelos atletas, pela imprensa mundial que estará aqui, pelos especialistas", apostou Lula, que ainda ressaltou a responsabilidade de todos no Pan.
"A responsabilidade de todos, governo do Rio de Janeiro, Governo Federal, é total e absoluta. Nós não podemos brincar em serviço. Temos que prezar por qualidade, seriedade. Temos compromisso. Eu já tinha dito que o Governo Federal não medirá esforços para o Pan ser de ótima qualidade. Queremos fazer o melhor Pan da história", encerrou o presidente da República.
|