Esportes

> Esportes > Mais Esportes  > Alpinismo

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Alpinismo
Terça, 12 de junho de 2007, 08h35 
Corpo de alpinista morto em 81 pode ter sido encontrado
 
 Últimas de Alpinismo
» Três alpinistas belgas morrem durante escalada no Peru
» Montanhista chinês morre no Everest
» Avalanches matam sete nos Alpes franceses
» Avalanche mata três montanhistas na Escócia
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Uma equipe de resgate chinesa acredita ter encontrado o corpo de um alpinista japonês morto há 26 anos no pico Gongga, na província de Sichuan, sudoeste da China, durante as buscas ao australiano Andrew Clem, que desapareceu na mesma região no mês passado.

"Escrevemos um e-mail para nossa contraparte no Japão, mas a identidade do corpo só será confirmada após os exames de DNA", afirmou Gao Ming, vice-secretário da associação de montanhismo da província, à agência Xinhua.

Em 1981, uma expedição de doze japoneses de Hokkaido chegou ao pico do Gongga, mas oito de seus membros desapareceram após uma avalanche quando toda a equipe estava a cerca de 7.450m de altitude.

Chineses e japoneses tinham buscado em vão os corpos dos oito alpinistas mortos desde 1994, organizando expedições bienais e contando com a colaboração dos moradores da região.

E foram os moradores de uma aldeia próxima que "encontraram o corpo, em 4 de junho, em uma geleira a 4.040m de altitude, quando estavam recolhendo ervas medicinais na região", explicou Gao.

"A descoberta pode ser um alívio para a família da vítima, que ficou sem notícias durante muito tempo", acrescentou.

O número de acidentes está aumentando na região, e, segundo Gao, 22 alpinistas - quatro chineses, quatorze japoneses, um francês, um americano, um suíço e um coreano - desapareceram na montanha, além de Clem, que está sendo procurado.

O Gongga atrai tanto turistas como alpinistas profissionais devido à bela paisagem e aos mais de 20 picos que possui, a mais de 6.000m. O cume mais alto está a 7.556m de altitude.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.