Esportes

> Esportes > Mais Esportes  > Alpinismo

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Alpinismo
Quinta, 12 de julho de 2007, 09h06 
Seis alpinistas morrem ao escalar Alpes suíços
 
 Últimas de Alpinismo
» Três alpinistas belgas morrem durante escalada no Peru
» Montanhista chinês morre no Everest
» Avalanches matam sete nos Alpes franceses
» Avalanche mata três montanhistas na Escócia
Busca
Busque outras notícias no Terra:

Seis alpinistas morreram nesta quinta-feira na Suíça enquanto escalavam a face sul do Jungfrau, um pico de 4.158 metros de altitude nos Alpes, informaram hoje as autoridades policiais do cantão de Berna.

O acidente, cujas causas ainda são desconhecidas, ocorreu esta manhã, quando os seis membros da expedição, que estavam amarrados em grupos de três e que poderiam ser recrutas suíços, caíram "centenas de metros", segundo um porta-voz da polícia.

Entre as vítimas "poderia haver soldados da escola suíça de recrutamento de tropas de montanha", segundo um porta-voz das Forças Terrestres, que detalhou à agência de notícias "ATS" que alguns destes militares estavam naquelas imediações no começo da manhã.

O Jungfrau é o pico mais alto do maciço montanhoso de mesmo nome (4.158 metros), que, junto à face norte do Eiger e do Mönch, formam um conjunto mítico entre os alpinistas de todo o mundo, devido às dificuldades para escalar.

O maciço, que faz parte do Patrimônio da Humanidade da Unesco, também abriga o maior geleira da Europa (a Aletsch), com cerca de 24 quilômetros, e a estação de ferrovia e o edifício em maior altitude do continente - 3.454 e 3.571 metros, respectivamente.

Em 2006 foram registrados 94 acidentes com morte relacionados com esportes de montanhas nos Alpes suíços, que mataram 104 pessoas, o que significou um aumento da mortalidade de 8% em relação ao ano anterior.

O tempo frio e, ao mesmo tempo, úmido, como o registrado nas últimas semanas na Suíça, o que rebaixa o limite da neve até algo mais de 1.600 metros de altura em pleno verão, costumam restringir a prática do alpinismo.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.