|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
Seis alpinistas morreram nesta quinta-feira na Suíça enquanto escalavam a face sul do Jungfrau, um pico de 4.158 metros de altitude nos Alpes, informaram hoje as autoridades policiais do cantão de Berna.
O acidente, cujas causas ainda são desconhecidas, ocorreu esta manhã, quando os seis membros da expedição, que estavam amarrados em grupos de três e que poderiam ser recrutas suíços, caíram "centenas de metros", segundo um porta-voz da polícia.
Entre as vítimas "poderia haver soldados da escola suíça de recrutamento de tropas de montanha", segundo um porta-voz das Forças Terrestres, que detalhou à agência de notícias "ATS" que alguns destes militares estavam naquelas imediações no começo da manhã.
O Jungfrau é o pico mais alto do maciço montanhoso de mesmo nome (4.158 metros), que, junto à face norte do Eiger e do Mönch, formam um conjunto mítico entre os alpinistas de todo o mundo, devido às dificuldades para escalar.
O maciço, que faz parte do Patrimônio da Humanidade da Unesco, também abriga o maior geleira da Europa (a Aletsch), com cerca de 24 quilômetros, e a estação de ferrovia e o edifício em maior altitude do continente - 3.454 e 3.571 metros, respectivamente.
Em 2006 foram registrados 94 acidentes com morte relacionados com esportes de montanhas nos Alpes suíços, que mataram 104 pessoas, o que significou um aumento da mortalidade de 8% em relação ao ano anterior. O tempo frio e, ao mesmo tempo, úmido, como o registrado nas últimas semanas na Suíça, o que rebaixa o limite da neve até algo mais de 1.600 metros de altura em pleno verão, costumam restringir a prática do alpinismo.
|