|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
Após grande quantidade de erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, autorizou a Comissão Nacional de Arbitragem do Futebol a elaborar um grupo de estudos, visando a profissionalização dos árbitros posteriormente.
» Após lesões, Seleção tem duas trocas
"Vamos atuar nesse sentido, mas essa é uma medida para um futuro de mais longo prazo", comentou o presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva.
"O presidente da Comissão tem todo o meu apoio para pôr em prática medidas para que os árbitros exerçam com mais eficiência a sua função e que resultem em uma maior consciência para que eles não tenham receio de fazer cumprir as leis do jogo", disse Teixeira.
Entre as medidas que serão postas em prática, Teixeira considera mais importante a renovação no quadro de arbitragem.
"Os resultados dos testes foram decepcionantes e causam muita preocupação. Uma das soluções passa pela renovação integral no quadro, mas isso seria impossível de imediato. Para 2008, vamos trabalhar com um percentual de renovação entre 30 e 40%", afirmou.
Sobre essa renovação, a Comissão de Árbitros vai realizar um período de treinamento para jovens árbitros de todo o País, em outubro, na Granja Comary.
"Serão árbitros indicados pelas Federações, que passarão uma semana em período de treinamento nos aspectos teórico, prático e físico, com aulas de manhã, à tarde e à noite", completou.
Veja as medidas que serão adotadas pela Comissão de Arbitragem
» Mais dois árbitros: Haverá mais um quarto árbitro fiscalizando tudo o que acontece no entorno do campo, como a conduta dos treinadores, jogadores e profissionais que ficam no banco de reservas, coibindo qualquer tentativa de coação ao árbitro e auxiliares. A medida será adotada, em caráter experimental, em duas rodadas.
» Ponto eletrônico: O recurso será adotado para melhorar a comunicação entre os árbitros e auxiliares.
» Reavaliação geral: Será feita no grupo que obteve notas insatisfatórias nos últimos testes, no dia 14 de setembro. Quem não atingir a média 7 estará fora - em 2008, a média atingida será de 8. Será obrigatória a divulgação com antecedência da realização do testes assim como a divulgação dos resultados. Os testes físicos das mulheres terão como parâmetros os mesmos índices usados para os homens.
» Renovação: Para 2008, está previsto um percentual de renovação do Quadro entre 30 e 40%. O presidente da Comissão de Árbitros, Sérgio Corrêa da Silva, alerta para o fato de que a renovação tem de começar nas Federações, em trabalho a ser feito pelas Comissões estaduais, fazendo com que os árbitros cheguem ao Quadro Nacional para iniciar um aprimoramento.
» Ranking de árbitros: A medida será adotada a partir de 2008, em que a atuação dos árbitros será analisada dentro de campo (peso 3), na parte física (peso 2) e no aspecto teórico (peso 1).
» Treinamento na Granja Comary: A partir de outubro, durante uma semana, serão reunidos árbitros jovens, entre 25 e 33 anos, de todo o país, para um período de treinamento em Teresópolis, em tempo integral.
» Uso do Teipe: Passa a valer como forma de denúncia ao STJD em fatos em que aconteçam excessos no comportamento de técnicos e dirigentes antes, durante e depois de jogos que se constituam em uma forma de coação à arbitragem. Vale também para fatos que não forem relatados pelos árbitros nas súmulas.
|