Esportes

> Esportes > Futebol > Competições  > Copa da África

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Copa da África
Domingo, 3 de fevereiro de 2008, 16h53  Atualizada às 18h45
Agogo faz carnaval e coloca Gana nas semifinais
 
Reuters
Agogo briga pela bola antes de promover um carnaval em Gana
Agogo briga pela bola antes de promover um carnaval em Gana
 Últimas de Copa da África
» Herói do Egito, Aboutrika quer jogar na Espanha
» Após vice, técnico alemão mira Eliminatórias com Camarões
» Copa da África termina com 107 delitos nas cidades-sede
» Após título, Egito desembarca com festa
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Em pleno domingo de Carnaval, Gana contou com um gol salvador de Agogo para chegar às semifinais da Copa da África. Nos minutos finais da partida, ele definiu a vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria e fez explodir o Accra Stadium, em Gana.

» Confira as fotos da festa
» Veja as fotos da partida
» Confira a tabela completa

Terminado jogo, Agogo comandou a folia ao lado de seus companheiros. Portando bandeiras nacionais, eles ficaram dançando no gramado por cerca de dez minutos. Os torcedores também demoraram a deixar a arena, que estava completamente lotada.

A alegria não era apenas pelas circunstâncias da vitória, obtida com um jogador a menos, de virada e nos minutos finais. Em 2008, Gana estará em uma semifinal de Copa da África pela primeira vez desde a edição de 1996 da competição.

Ainda faltam duas partidas, no entanto, para a apoteose. Por uma vaga na decisão, os donos da casa voltam a campo na próxima quinta-feira, novamente em Accra. O adversário sairá do duelo entre Tunísia e Camarões, que medem forças nesta segunda.

Harmonia

Gana teve problemas de evolução no primeiro tempo e preocupou seus torcedores quando Mensah derrubou Uche dentro da área. Yakubu cobrou o pênalti no canto direito de Kingston, aos 34min, e abriu o placar para a Nigéria.

O contratempo foi compensado pouco antes do intervalo, aos 47min, em cabeçada de Essien que empatou a partida. O samba voltou a atravessar para os anfitriões, no entanto, com a expulsão de Mensah, aos 13min da etapa final.

Mesmo com um componente a menos, Gana não abriu mão do ataque. A recompensa chegou aos 36min, quando Muntari bateu cruzado e Agogo fez barulho. A Nigéria ainda pressionou, mas a formação alviverde não desfilará como campeã no próximo final de semana.
 

Redação Terra