Esportes

> Esportes > Mais Esportes  > Alpinismo

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Alpinismo
Quinta, 22 de maio de 2008, 15h42  Atualizada às 16h09
Montanhista nepalês quebra recorde de subidas ao Everest
 
 Últimas de Alpinismo
» Três alpinistas belgas morrem durante escalada no Peru
» Montanhista chinês morre no Everest
» Avalanches matam sete nos Alpes franceses
» Avalanche mata três montanhistas na Escócia
Busca
Busque outras notícias no Terra:

O montanhista nepalês Appa Sherpa, 48 anos, chegou nesta quinta-feira ao topo do Everest pela 18ª vez e bateu o recorde do mundo de escaladas ao pico mais alto do mundo, que já estava em seu poder.

Segundo informações da Associação de Alpinismo do Nepal, o veterano alpinista encerrou a escalada às 4h30 locais (19h45 de Brasília), segundo a fonte.

Na última subida, em maio do ano passado, Sherpa chegou ao topo (8.848 m) através da parte sudeste da montanha com outros sete montanhistas, estabelecendo o recorde que superou nesta quinta.

Os célebres escaladores nepaleses ganharam fama como guias das primeiras expedições ocidentais ao Himalaia e baseiam sua fama no bom conhecimento do local, resistência e fácil adaptação à altitude.

A história destes alpinistas está ligada à da grande montanha: embora o primeiro a chegar ao topo do Everest tenha sido o alpinista neozelandês Edmund Hillary, ele esteve acompanhado pelo nepalês Tenzing Norgay.

Hillary, que escalou o Everest em 1953, morreu em janeiro aos 88 anos.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.