Esportes

> Esportes > Futebol > Brasileiro  > Seleção

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Seleção
Quarta, 25 de junho de 2008, 19h35  Atualizada às 19h34
Pelé reencontra jogador sueco após 50 anos
 
Laryssa Borges
Direto de Brasília
 
AP
Depois de cinco décadas, Pelé reencontrou ex-jogador sueco
Depois de cinco décadas, Pelé reencontrou ex-jogador sueco
 Últimas de Seleção
» Dunga pede comprometimento para Ronaldinho ir à Copa
» Vice do Milan diz que Dunga deu conselhos a Leonardo
» Robinho não está bem para jogar com Brasil, diz técnico do City
» CBF esquece "rusgas" e Curitiba recebe Seleção depois de 6 anos
Busca
Busque outras notícias no Terra:

Nas comemorações dos 50 anos da primeira conquista de uma Copa do Mundo pelo Brasil, Pelé reencontrou um jogador da Suécia que fazia parte do time derrotado pela Seleção Brasileira na final da Copa de 1958.

» Veja fotos de Pelé
» Brasil não tem estádio para uma Copa do Mundo, diz Pelé
» Pelé: Dunga não é o problema
» Felipe ganha apoio de Pelé

O ponta-direita Kurt Hamrin visitou nesta quarta-feira o ex-jogador brasileiro, na prévia da exposição "As Marcas do Rei", que tem objetos pessoais, fotografias e depoimentos que retratam toda a trajetória de Pelé.

A exposição será inaugurada em Brasília na próxima sexta-feira e depois deverá passar por São Paulo e outras cidades brasileiras antes de ser levada para o exterior.

Sentado em um canto, Hamrin ouvia Pelé explicar suas conquistas e lembranças quando foi chamado a rever o rei. Os dois se abraçaram e trocaram breves palavras.

O encontro de Pelé com o sueco será retratado na exposição "As Marcas do Rei", no painel que recorda as mais importantes participações do ex-jogador do Santos na Seleção Brasileira, incluindo a vitória por 5 a 2 na final do Mundial de 58.

A mostra estará em Brasília de 26 de junho a 27 de julho e terá mais de 40 fotografias e muitos objetos pessoais até hoje não expostos ao público. Para Pelé, "os brasileiros não têm costume de resgatar coisas dos nossos ídolos do passado". "Essa exposição vai ser precursora para daqui para a frente. Vai incentivar os jovens", disse o ex-jogador.

A exposição exibirá, por exemplo, o rádio em que o pai de Pelé, seu Dondinho, ouviu a derrota da Seleção no Maracanã em 1950, a caixa de engraxate com que o menino, então promessa do futebol, conseguiu seus primeiros trocados, uma coroa de ouro com que Pelé foi homenageado pelo governo de Minas Gerais, e a primeira taça recebida por ele, ofertada por um goleiro da Rússia.

A mostra completa tem 140 peças que contam a história de vida de Pelé dividida em seis ambientes: Infância, Santos, Seleção Brasileira, New York Kosmos, Outros Palcos e Homenagens. Alguns dos cenários contarão com a narração do próprio ex-jogador.

A entrada para a exposição é gratuita, e a classificação etária é livre.
 

Redação Terra