Esportes

> Esportes > Futebol > Competições  > Eurocopa

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Eurocopa
Segunda, 6 de outubro de 2008, 10h44  Atualizada às 11h00
Fifa retira ameaça de punir Polônia após acordo com governo
 
Reuters
Kozminski comenta situação da Polônia
Kozminski comenta situação da Polônia
 Últimas de Eurocopa
» Uefa confirmará sedes ucranianas para Euro 2012 em reunião
» Platini ainda quer respostas da Ucrânia sobre Eurocopa 2012
» Itália apresenta candidatura para Eurocopa de 2016
» Eurocopa 2012 já tem primeiro patrocinador
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A Fifa retirou as ameaças de sanção à Polônia após ter chegado a um acordo com o governo do país, disse o presidente da entidade que dirige o futebol mundial, Joseph Blatter, nesta segunda-feira.

"Recebemos cartas e documentos confirmando o acordo entre a federação e o governo da Polônia", disse o suíço, em Bruxelas. "Se esse acordo entrar em vigor amanhã (terça-feira), isso será suficiente para nós. Não vamos impor nenhuma sanção se o acordo entrar em vigor."

A Polônia tinha descumprido o prazo para se regularizar junto à Fifa, que terminava nesta segunda-feira, e por isso corria risco de perder o direito de realizar a Eurocopa 2012.

A Fifa - que proíbe a interferência de governos sobre as federações nacionais - havia dado até 7h (de Brasília) para que o governo polonês recuasse na sua decisão, tomada na semana passada, de intervir na Federação Polonesa de Futebol (PZPN).

Funcionários envolvidos na negociação disseram que o acordo entre o governo polonês e a federação prevê o fim da intervenção e o retorno da antiga diretoria da PZPN provisoriamente durante 20 dias, até novas eleições em 30 de outubro, sob observação da Fifa e da Uefa.

O ministro polonês dos Esportes, Miroslaw Drzewiecki, e o presidente afastado da PZPN, Michal Listkiewicz, não comentaram a proposta de acordo.

A Uefa, responsável pelo futebol europeu, havia afirmado também nesta segunda-feira que o descumprimento do prazo dado pela Fifa poderia levar a Polônia a perder o direito de ser a sede do torneio europeu de seleções em 2012, junto com a Ucrânia.

"Como podemos confiar num governo para receber o torneio? Se eles não cumprirem o prazo, então é provável que não iremos ", disse um porta-voz da Uefa.

"A Uefa realizou uma reunião hoje de manhã e os presentes estavam muito irritados com o comportamento da Polônia. A Uefa vê suas ações como um insulto", disse o porta-voz.

Uma corte arbitral polonesa suspendeu a diretoria da PZPN e nomeou um interventor na semana passada, por causa de um processo em que o ministro Drzewiecki acusava a entidade de violar leis em diversas ocasiões.

A Fifa ameaça cancelar os dois jogos da Polônia neste mês pelas Eliminatórias da Copa 2010, caso a diretoria da federação não seja reconduzida.

A Polônia enfrenta a República Checa no dia 11 e a Eslováquia quatro dias depois, pelo Grupo 3. A suspensão daria vitórias por 3 a 0 para os adversários. Atualmente, a Polônia lidera o grupo, com quatro pontos em duas rodadas.

Há diversas suspeitas de corrupção contra a PZPN e seu presidente Listkiewicz. Vários ministros dos Esportes, inclusive Drzewiecki, tentaram sem sucesso afastá-lo nos últimos anos.


 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.