Esportes

> Esportes > Mais Esportes  > Hipismo

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Hipismo
Segunda, 22 de dezembro de 2008, 17h02 
Doping de cavalo tira bronze olímpico da Noruega
 
 Últimas de Hipismo
» Rodrigo Pessoa vence com pista perfeita prova de 1,45m
» Rodrigo Pessoa derrota campeão olímpico
» Filhos de Hortência faturam títulos nacionais de adestramento
» Rodrigo Pessoa coleciona bons resultados nos EUA
Busca
Busque outras notícias no Terra:

A Noruega foi destituída nesta segunda-feira de uma de suas duas medalhas de bronze conquistadas nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. O cavalo Camiro, que formou conjunto com o ginete Tony Andre Hansen na competição de saltos por equipe foi flagrado no teste antidoping com capsaicina e o time acabou punido, com quatro meses de atraso.

Hansen/Camiro foi o melhor dos quatro conjuntos noruegueses. Sem o desempenho do cavaleiro, o país nórdico não teria chances de pódio. O atleta ainda foi punido com uma suspensão de quatro meses e meio pela Federação Internacional de Hipismo (FEI) no veredito dado nesta segunda. A parte culpada tem 30 dias para recorrer da decisão.

Composto encontrado em sementes de pimenta do tipo chili, a capsaicina tem efeito anestésico em cavalos. O brasileiro Bernardo Alves também foi desclassificado dos Jogos de Pequim após seu cavalo, Chupa Chup, testar positivo para a mesma substância.

A medalha de bronze tirada da Noruega irá agora para o peito da equipe suíça, que terminou a competição de saltos em Pequim no quarto lugar. Na prova, oes Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro seguidos pelo Canadá, prata.

A perda da medalha também faz o país nórdico perder um lugar no quadro de medalhas da Olimpíada de 2008. A Noruega, antes religiosamente empatada com a Hungria na 21ª posição (com três ouros, cinco pratas e dois bronzes), perde agora para o país do Leste Europeu por ter um prêmio bronzeado a menos.

A Noruega, com nove medalhas no total, ficou uma colocação à frente do Brasil, 23º. A delegação verde-amarela retornou da China com três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze, totalizando 15. Já a Suíça se isolou no 34º lugar com dois prêmios dourados e cinco bronzeados, superando a Argentina (dois ouros e quatro bronzes), 35ª.
 

Gazeta Press