|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
O presidente da Federação Italiana de Futebol disse nesta segunda-feira que a Itália considera ser sede da a Eurocopa de 2016 com a rival França.
A Uefa informou na semana passada que Itália, França e Turquia tinham demonstrado interesse em sediar a competição sozinhos, e que Noruega e Suécia tinham apresentando uma proposta de dividir a organização do torneio.
"Nós não temos problemas com uma proposta conjunta pela Euro 2016. Se for com a França, seria com um país amigo e vizinho. Se isso não for tecnicamente e politicamente possível, nós iremos adiante sozinhos", disse Giancarlo Abete em entrevista para uma emissora de rádio italiana.
"Com grande transparência, queremos checar se podemos encontrar um caminho a seguir. Se não for possível, não temos medo de competir."
A Itália foi batida no processo que escolheu Ucrânia e Polônia como sedes da Euro 2012, em grande parte devido aos problemas dos estádios do Campeonato Italiano, que não foram reformados ou modernizados desde a Copa do Mundo de 1990.
Grandes investimentos seriam necessários para modernizar a infraestrutura do futebol italiano, o que se torna especialmente difícil durante a crise econômica global. Dessa forma, a proposta de dividir a organização do torneio ganha força no país.
No entanto, o presidente da federação francesa, Jean-Pierre Escalettes, já havia dito este mês que a França não pretende dividir a organização do torneio.
"Mantemos as nossas declarações anteriores. Vamos concorrer por conta própria e não temos nenhum plano de fazer uma proposta conjunta com outro país", disse o porta-voz da federação francesa François Manardo nesta segunda-feira.
França e Itália são rivais tanto dentro como fora das quatro linhas.
A Itália venceu os Les Bleus nos pênaltis na final da última Copa do Mundo, em Berlim, três anos atrás, e o treinador francês Raymond Domenech é constantemente criticado pela mídia italiana.
Os dossiês das candidaturas devem ser apresentados à Uefa até 15 de fevereiro de 2010. A decisão final da sede da Euro 2016 será anunciada por volta de maio do ano que vem.
|