Esportes

> Esportes > Vôlei > Campeonato  > Liga Mundial

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

Liga Mundial
Segunda, 27 de julho de 2009, 03h22  Atualizada às 03h26
Bernardinho consolida renovação com retomada de hegemonia
 
AP
Seleção conquista o octacampeonato da Liga Mundial
Seleção conquista o octacampeonato da Liga Mundial
Enquete
O Brasil tem a melhor seleção de vôlei do mundo?
Sim
Não

 Últimas de Liga Mundial
» Zenit confirma favoritismo e está na semifinal
» "É bom jogarmos de cara contra grandes equipes", diz Rodrigão
» Brasil enfrenta Tunísia em estreia no Mundial de vôlei
» Serginho "esquece" conquista individual e exalta grupo
Busca
Busque outras notícias no Terra:

Leandro Vissoto, Sidão, Lucas, Bruninho, Eder, Thiago Alves, entre outros. Os torcedores do vôlei brasileiro começaram a conhecer os rostos da nova geração da Seleção Brasileira masculina com a conquista da Liga Mundial em cima da Sérvia, por 3 sets a 2 (22/25, 25/23, 25/22 e 23/25 e 15/12), neste domingo.

» Veja as fotos da Liga
» "Fomos muito machos", diz Bruninho após octa
» Serginho é eleito craque da fase final da Liga Mundial
» No tie-break, Brasil bate Sérvia e conquista o octa na Liga

Mostrando grande maturidade, as promessas deram uma prova de que nomes como Gustavo, Marcelinho e Anderson podem ser substituídos com grande qualidade.

Depois de amargar perdas do título da Liga Mundial e dos Jogos Olímpicos em 2008, para os Estados Unidos, e ter seu trabalho questionado por parte da imprensa, o técnico Bernardinho deu uma repaginada na equipe verde e amarela na disputa da Liga deste ano.

Mesclou ícones como Giba, Serginho e Rodrigão com vários novatos ainda pouco conhecidos para a maioria. Alguns dos jovens se consolidaram entre os sete titulares, como o oposto Vissoto, de 2,11m, do levantador Bruninho e do meio de rede Lucas.

Durante a competição, uma primeira fase impecável, com apenas uma derrota para a Finlândia. Na reta final, vitórias com certa tranquilidade sobre Cuba e Argentina, além de um incontestável 3 a 0 sobre a Rússia na semifinal.

Na decisão, um jogo acirrado com os donos da casa. Além do estádio lotado, o Brasil sofreu com alguns erros dos árbitros, todos sérvios. Porém, a hegemonia do vôlei mundial foi retomada no tie-break, com o experiente Giba marcando o último ponto.

A conquista fez o Brasil igualar a Itália em recorde de títulos conquistados na Liga Mundial. Antes da conquista de 2009, a Seleção venceu em 1993, em 2001, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007.

Na premiação, o líbero Serginho ainda foi escolhido como o melhor jogador da Liga Mundial, coroando a consolidação da nova Seleção Brasileira.
 

Redação Terra