|
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu o primeiro grande passo nesta segunda-feira para a construção do seu novo "quartel-general", que será localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter, a entidade lançou a pedra fundamental das obras. A cerimônia teve ainda a participação de vários políticos como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva.
» Veja fotos do lançamento 
» CBF fez sua parte por Rio 2016, diz Teixeira
» Nenhum clube me procurou para liberar jogadores, diz Dunga
» Pelé critica Chicago e brinca: "estamos ganhando de 2 a 1"
O local abrigará a sede da CBF e um Centro de Treinamento onde a Seleção Brasileira realizará todos os seus trabalhos, sainda da Granja Comary, em Teresópolis, e mudando para o Rio de Janeiro. O lugar terá ainda um Museu do Futebol, que será feito prefeitura e pelo governo do Rio de Janeiro.
O novo centro de treinamento da CBF vai ter também um moderno centro de fisioterapia, sala de musculação, pista para corrida e estacionamento para 400 veículos. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, não deu detalhes sobre os gastos com a obra. Ele ressaltou apenas que o local deve começar a ser construído em janeiro e que tem previsão de término no final de 2012.
Entusiasmado, Blatter rasgou elogios ao projeto. "É formidável essa realização e o trabalho que está sendo feito no Brasil. Quero ressaltar que o Brasil é a única seleção do mundo já classificada para as Copas do Mundo de 2010 e 2014...Estou muito orgulhoso de ser presidente da Fifa nesse momento", disse o dirigente, que veio ao Rio de Janeiro para a realização do Comitê Executivo da Fifa, que acontece nesta terça no Rio de Janeiro.
Teixeira também comemorou o lançamento da pedra fundamental. De acordo com o presidente da CBF, esse era um projeto que estava nos seus sonhos há vários anos. "Essa é uma ideia antiga. Será um marco para o futebol brasileiro. Como diz o prefeito Paes será uma espécie de 'Cidade do Futebol'. Já falei com todos para trazermos o que tem de melhor na parte médica e de fisiologia para trazermos para este Centro de Treinamento".
Granja Comary
De acordo com o presidente da CBF quando a nova sede e o Centro de Treinamento estiverem prontos, a Seleção Brasileira principal sairá mesmo da Granja Comary, em Teresópolis, e mudará para o Rio de Janeiro. "Todo o trabalho para a Copa do Mundo de 2014 será feito aqui".
Os moradores da cidade de Teresópolis chegaram a fazer uma manifestação, abraçando a Granja Comary, no fim do mês de agosto, quando o Brasil se preparava para os duelos contra a Argentina e o Chile. A intenção da população da cidade era pedir que a equipe permanecesse utilizando a Granja como Centro de Treinamento.
Segundo o presidente da CBF, porém, apesar da mudança da Seleção Brasileira para o Rio de Janeiro, o local em Teresópolis não ficará abandonado, nem será esquecido. "Temos muitas Seleções que vão continuar treinando lá. Tem a Sub-15, a Sub-17, Sub-20, Seleção feminina. Vocês podem até não saber, mas tem momentos que eu tenho que colocar uma equipe em hotéis porque não tem espaço lá dentro. A Granja segue tendo uma grande importância".
|