Esportes » Futebol » Brasileiro » Futebol Paulista » Futebol Paulista

 Pena "diminui" e Andre Luis está liberado para jogar fase de grupos
08 de fevereiro de 2010 17h01 atualizado às 17h05

Dos seis jogos de suspensão, Andre Luis terá de cumprir três jogos e pagar multa pelo restante. Foto: Fernando Pilatos/Gazeta Press

Dos seis jogos de suspensão, Andre Luis terá de cumprir três jogos e pagar multa pelo restante
Foto: Fernando Pilatos/Gazeta Press

Um dos cinco desfalques para a estreia do São Paulo na Copa Libertadores, o zagueiro Andre Luis teve ao menos uma boa notícia sobre a sua participação na fase de grupos da competição. O jogador, contratado nesta temporada, teve metade de sua pena de seis jogos de suspensão convertida em pagamento de multa.

Sendo assim, o zagueiro poderá ser utilizado pelo técnico Ricardo Gomes para a partida contra o Nacional, no dia 18 de março, o quarto compromisso são-paulino nesta fase da Libertadores.

A suspensão de Andre Luis vem de 2008, quando o zagueiro, então no Botafogo, retirou o cartão amarelo das mãos do árbitro Carlos Chandía em jogo contra o Estudiantes, válido pela Copa Sul-Americana daquele ano. Expulso, o defensor acabou sendo suspenso pela Confederação Sul-Americana (Conmebol) por seis jogos.

Com a redução da pena, ele não poderá jogar os três primeiros jogos do São Paulo na Libertadores, contra o Monterrey, já nesta quarta-feira, Once Caldas, no dia 25 de fevereiro e Nacional, no dia 11 de março. Para estes jogos, Ricardo Gomes deverá utilizar Xandão, Renato Silva e Miranda para escalar o sistema defensivo. Alex Silva ainda se recupera de lesão e não tem data para estrear.

"Fizemos um requerimento para a Conmebol pedindo que eles avaliassem a possibilidade de reduzir a pena do Andre, convertendo em pena pecuniária, ou seja, dinheiro. Embora não houvesse um histórico deste tipo de conversão de pena, nosso pedido foi acolhido", explicou Roberto Armelin, advogado do clube paulista.

Redação Terra