Esportes

> Esportes > Velocidade > Automobilismo  > IRL

  Personalidades
Ewerthon
Janeth

  Especiais
Copa do Brasil
Copa 2006
Copa América 2007
Dakar 2009
Estaduais 2009
Eurocopa 2008
Formula 1 2008
Libertadores 2009
Jogos Paraolímpicos
Mundial de Futsal
Olimpíada
Pan 07

  Sites relacionados
ESPN
ESPN360
Futex
Futsal

IRL
Domingo, 12 de junho de 2005, 16h22  Atualizada às 16h40
Danica Patrick aproveita a vida sob os holofotes
 
 Últimas de IRL
» Tempestades ameaçam as 500 Milhas de Indianápolis
» Vítor Meira vê como decisivos treinos em Richmond
» Danica Patrick aproveita a vida sob os holofotes
» Giaffone ganha vaga de última hora nas 500 Milhas
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Dentro do cockpit de um carro de corrida, é impossível dizer que Danica Patrick tem apenas 1,55m e 45 kg.

A norte-americana corre com a coragem de um veterano e a energia de um novato. É apenas depois da corrida que você pode ver que Patrick parece mais com um jóquei do que com um piloto ¿ e ela é uma mulher.

Nada disso passa em branco pela nova sensação das corridas. Danica só chegou próxima de vencer em cinco corridas da Indy Car, mas seu telefone nunca parou de tocar. Normalmente é mais um pedido de entrevista para a televisão ou um pedido para apenas mais uma foto para o jornal. Patrocinadores fazem fila para conseguir sua parte da mulher com olhos de aço nos dias de corrida.

"Muito disso é porque sou uma mulher, eu reconheço isso", disse Danica, 23, aos repórteres. "Não sou boba o suficiente para pensar que ¿oh, sou uma corredora e ando rápido'. Eu não venci a corrida, você sabe. Mas as coisas estão indo bem. Estou quebrando alguns recordes. O que acontece é que, na busca por quebrar recordes masculinos, quebro os femininos também. É notícia e é bom. É bom para todos."

Quando Danica fala sobre não ter vencido "a corrida", ela se refere às 500 Milhas de Indianápolis. Ela terminou a mais celebrada corrida dos Estados Unidos em quarto, mas é difícil imaginar ela recebendo mais atenção mesmo se tivesse recebido a bandeira quadriculada em primeiro.

Ela tem a fama e certamente terá a fortuna, mas essas não são as coisas que a preocupam, agora que todos seguem cada um de seus passos. "Eu acho que para mim a melhor parte não é necessariamente o lado material, e sim receber elogios de lendas e de pessoas com quem eu nunca pensei ser comparada, elogios de pessoas como (Al) Unser, (Johnny) Rutherford, (Michael) Andretti, (Bobby) Rahal. É realmente lisonjeiro. Para mim, isso significa mais que qualquer outra coisa. Então, é a melhor das coisas que já aconteceram até agora."

O quarto lugar de Danica no Indianapolis Motor Speedway há 12 dias foi a melhor de todos os tempos para uma mulher. Sua corrida foi sólida, mas longe de ser livre de erros. Ela ficou presa nos pits e rodou na Curva Quatro. Quando você considera a carreira meteórica dela, saindo do kart para o brickyard de Indianápolis, não é surpresa que ela tenha cometido alguns erros.

"Eu acho que meus pontos fracos irão me dar a certeza que estou confortável e pronta para todas as diferentes coisas que acontecem com as condições de corrida", disse ela.

O quão popular ela é? A asa dianteira de seu carro, que quebrou durante as 500 Milhas de Indianápolis, foi a leilão na Internet. Com apenas dois dias, o preço inicial de 500 dólares já havia aumentado mais de 10 vezes.

Não é parte de sua natureza, mas pela primeira vez em sua vida, Patrick reconhece que tem que diminuir o ritmo.

"Eu preciso sossegar e preciso esquecer algumas coisas", ela disse. "Preciso relaxar, preciso fazer coisas que me coloquem nos eixos. Preciso tomar conta de mim mesma."
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.