| AP |
 Dançarino realiza performance em comemoração do aniversário da Olimpíada de Atenas |
|
|
 |
Busca |
|
Busque outras notícias no Terra:
|
 |
|
A cidade de Atenas comemorou nesta terça-feira o aniversário da abertura da Olimpíada de 2004. O evento é parte de um plano da cidade para recuperar o dinheiro investido para a construção da estrutura para competição, uma das mais caras da história.
Durante as comemorações, as instalações utilizadas nos Jogos Olímpicos foram abertas para a visitação pública e houve apresentações culturais.
A intenção de Atenas é explorar comercialmente os estádios e instalações que ficaram quase às moscas após os jogos. A prefeitura abriu a possibilidade de aluguel para eventos culturais de 18 dos 28 locais usados, mas a intenção é não privatizá-los.
Dentro do cronograma do plano pós-olímpico, as primeiras ofertas públicas pelo arrendamento das instalações foram feitas em julho. O governo, porém, foi criticado por ter demorada a agir para recuperar o dinheiro após os Jogos.
"Acho que houve uma série de adiamentos sérios e não encontro motivo para eles. Acho que agora há confusão sobre o futuro", disse o parlamentar de oposição Nassos Alevras, que foi responsável pelos trabalhos para as Olimpíadas no governo anterior.
Os gastos olímpicos deram um enorme déficit orçamentário à Grécia. Alguns contribuintes questionam se valeu a pena. Calcula-se que o custo de manutenção dos estádios vazios é de 100 milhões de euros por ano.
Uma boa notícia, pelo menos, já está confirmada. Atenas será sede da Copa do Mundo de atletismo em 2006, o que dará uso ao estádio Olímpico.
O ministro dos esportes Grego, Giorgos Orfanos, está confiante no sucesso de mais uma competição. "Tenho certeza que, seguindo o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2004, a Grécia irá manter a tradição de sediar eventos esportivos de alta qualidade e de sucesso, e vamos atrair novamente o interesse do mundo com o atletismo", disse Orfanos.
Com informações da Reuters
|