0

Irmãos austríacos quebram supremacia alemã e levam ouro no luge

18 fev 2010
01h22
atualizado às 03h11

Os irmãos Andreas e Wolfgang Linger, da Áustria, enfim quebraram a supremacia alemã e faturaram a medalha de ouro de duplas no luge dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010. Na prova feminina e na masculina a Alemanha subiu ao lugar mais alto do pódio, mas nas duplas os germânicos ficaram apenas com o terceiro lugar.

Com isso, os irmãos austríacos levam o bicampeonato olímpico, já que em Turim 2006 também levaram o ouro. Andreas e Wolfgang foram os últimos a descer na pista e com o tempo de 1min22s705 superaram a dupla letã Andris Sics e Juris Sics, que levaram a prata com 1min22s969. Já os alemães Patric Leitner e Alexander Resch desceram a pista em 1min23s040.

Mas antes disso, a Alemanha havia faturado nada menos que quatro medalhas no luge individual. Duas no masculino (ouro e prata) e duas no feminino (ouro e bronze).

Durante a prova, a dupla formada pelos primos austríacos Tobias e Markus Schiegl sofreram um acidente na mesma curva onde, há cinco dias, o georgiano Nodar Kumaritashvili morreu. Porém, tudo não passou de um susto.

O acidente aconteceu durante a primeira bateria, e ambos saíram ilesos, tanto que conseguiram descer a pista e completar a segunda volta, e ainda terminaram na oitava posição.

Entenda a prova de duplas do luge

A competição de duplas do luge dura apenas um dia e cada uma tem duas chances de descer a montanha. Os tempos são somados e o responsável pelo menor deles vence. Não há regras para a composição dos pares, mas, tradicionalmente, as equipes são formadas por dois homens. Por questão aerodinâmica, o mais alto costuma se posicionar acima do trenó.

As chaves de quatro duplas dos Jogos são definidas de acordo com os resultados da Copa do Mundo da modalidade. Na fase final, os que fizeram melhor resultado na anterior entram por último na pista. Para evitar fraudes, o trenó das três duplas medalhistas é inspecionado após a competição.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Luge - Duplas - Final
Fonte: Terra
publicidade