PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Itália dá vexame, empata com N. Zelândia e vê vaga ameaçada

20 jun 2010 - 12h51
(atualizado às 15h17)
Compartilhar

As dúvidas sobre a condição da atual seleção italiana mais uma vez se justificaram. Contra a Nova Zelândia, neste domingo, a atual campeã mundial deu vexame e ficou apenas com um empate de 1 a 1 em Nelspruit. Com isso, a situação da Itália, que só atingiu a igualdade graças a um pênalti duvidoso convertido por Iaquinta, fica em aberto para a última partida da fase de grupos da Copa do Mundo. O gol neozelandês foi marcado por Smeltz em nova falha de Cannavaro.

» Veja fotos de Itália x Nova Zelândia

» Assista aos gols 3D de Itália x Nova Zelândia

» Dê a sua nota para os jogadores de Itália x Nova Zelândia

O Grupo F tem o Paraguai, com quatro pontos, na liderança, seguido por Nova Zelândia e pela própria Itália, ambos com dois. A Eslováquia, com só um, é o adversário italiano na terceira rodada. Segundo a Fifa, essa foi a primeira vez na história em que as seleções finalistas do Mundial anterior não ganharam após dois jogos.

A seleção italiana enfrentou a Eslováquia de luto por conta da morte do ex-jogador Roberto Rosato, adversário do Brasil na Copa do Mundo de 70. Rosato morreu na noite de sábado, em Turim, vítima de câncer.

O jogo

Os italianos mais uma vez jogaram sem Andrea Pirlo, ainda em recuperação de uma lesão muscular, e também não contaram com Buffon, sacado no intervalo do empate com o Paraguai por um problema no nervo ciático.

As pretensões da Itália foram bastante prejudicadas já no início do confronto em Nelspruit. Assim como havia acontecido diante do Paraguai, os italianos saíram atrás graças a uma jogada de bola aérea. Depois de cobrança de falta por cima, Cannavaro se atrapalhou ao tentar cortar e Smeltz, aos 6min, abriu o marcador.

Apesar de mudanças no posicionamento da equipe, com Marchisio formando um meio-campo em linha com Montolivo, De Rossi e Pepe, a Itália teve dificuldades e poucas vezes conseguiu invadir a área do adversário. As melhores chances vieram em chutes de longe, com Zambrotta, De Rossi e Montolivo, que chegou a acertar a trave de Paston.

O empate saiu de pênalti aos 29min em lance duvidoso que o guatemalteco Carlos Batres assinalou dentro da área - um puxão em De Rossi. Na cobrança, Iaquinta deslocou o goleiro com facilidade e fez.

Os italianos retornaram para o segundo tempo com duas alterações: Lippi mandou a campo Di Natale e Camoranesi nos lugares de Gilardino e Pepe, ambos muito discretos na etapa inicial. Aos 16min, a Itália ainda trocou Marchisio por Pazzini, se lançando de vez atrás de uma oportunidade para a virada, o que até então não havia acontecido.

Trabalhando mais a bola à frente da área, a Itália acuou a Nova Zelândia na defesa e procurou espaços para finalizar, o que quase aconteceu quando Camoranesi acertou lindo passe para Iaquinta, impedido de marcar por um defensor. No lance seguinte, o próprio Camoranesi bateu bem e assustou.

Cedendo espaços, a Itália ainda quase foi vazada por Chris Wood, que entrou em velocidade às costas da zaga, passou por Cannavaro e acertou rente à trave de Marchetti. Nos instantes finais, Camoranesi ameaçou novamente em chute de fora, e Zambrotta em jogada individual na grande área. Ainda assim, insuficiente para encontrar a vitória.

A definição do Grupo F ficará para a próxima quinta-feira: às 11hrs (de Brasília), a Nova Zelândia enfrenta o Paraguai em Polokwane, enquanto a Itália tenta a sorte contra a Eslováquia em Johannesburgo.

FICHA TÉCNICA

Itália 1 x 1 Nova Zelândia

Gols
Itália: Iaquinta aos do 29min do 1º tempo

Nova Zelândia: Smeltz aos 7min do 1º tempo

Ponto Forte da Itália
Postura ofensiva

Ponto Forte da Nova Zelândia
Abnegação em campo

Ponto Fraco da Itália
Nova má atuação defensiva

Ponto Fraco da Nova Zelândia
Pouca qualidade

Personagem do jogo
Cannavaro, que falhou mais uma vez em gol sofrido por bola aérea

Esquema Tático da Itália
4-4-2
Marchetti; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini e Criscito; Marchisio (Pazzini), Montolivo, De Rossi e Pepe (Camoranesi); Iaquinta e Gilardino (Di Natale)

Técnico: Marcello Lippi

Esquema Tático da Nova Zelândia
3-4-3
Paston; Reid, Nelsen e Smith; Bertos, Vicelich (Christie), Elliot e Lochhead; Smeltz, Killen (Barron) e Fallon (Wood)
Técnico: Ricki Herbert

Cartões amarelos
Nova Zelândia: Fallon, Nelsen e Smith

Árbitro

Carlos Batres (Guatemala)

Local
Mbombela Stadium, em Nelspruit

Itália 1 x 1 Nova Zelândia: Veja animação dos gols em 3D:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade