0

Itália de Zanardi é prata no ciclismo por equipes; EUA levam ouro

8 set 2012
15h16
atualizado às 16h25

No revezamento H1-4 do ciclismo, o italiano Alessandro Zanardi perdeu a chance de conquistar seu terceiro ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres. Ainda assim, a equipe italiana, que contou ainda com Vittorio Podesta e Francesca Fenocchio, ficou com a medalha de prata, com o tempo de 30min50s. Os EUA venceram a prova, com 30min07s, e a Suíça completou o pódio, com 30min58s.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

A equipe americana, que contou com Marianna Davis, Oscar Sanchez e Matthew Updike, começou a prova em quinto lugar e assumiu a ponta pela primeira vez na terceira volta, com Updike. Já entre os italianos, que começaram em sexto lugar, com Fenocchio, Zanardi completou sua última parcial em terceiro lugar e Podesta completou a prova em segundo lugar.

Antes da prata deste sábado, o ex-piloto italiano havia conquistado duas medalhas de ouro. Na última quarta-feira, foi o vencedor da categoria H4 contra o relógio. Dois dias depois, faturou a prova de estrada H4.

Zanardi perdeu as duas pernas em um acidente sofrido em 2001, quando competia em Lausitz, na Alemanha, em corrida válida pela Fórmula Indy. Antes disso, ele havia passado cinco anos na Fórmula 1, quando passou por pelas equipes Jordan, Minardi, Lotus e Williams.

A chegada na Fórmula Indy aconteceu em 1996, e nos dois anos seguintes o piloto conquistou o bicampeonato da categoria. Porém, o sucesso foi abreviado pelo grave acidente.

Zanardi então disputou o campeonato Mundial de Carros de Turismo e também começou a se exercitar na handbike, onde conseguiu conquistar suas três medalhas em Londres.



Italiano perdeu a chance de conquistar sua terceira medalha de ouro nos Jogos
Italiano perdeu a chance de conquistar sua terceira medalha de ouro nos Jogos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade