PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Após morte da mãe, patinadora vai às lágrimas durante apresentação

24 fev 2010 - 02h08
(atualizado às 04h52)
Compartilhar

Allen Chahad
Direto de Vancouver

Apenas dois dias depois da morte da sua mãe, em consequência de problemas cardíacos, a canadense Joannie Rochette participou nesta terça-feira (23) do programa curto da patinação artística da Olimpíada de Inverno de Vancouver.

Primeira a se apresentar no sexto e último grupo da noite, Joannie foi às lagrimas assim que encerrou seus movimentos na pista de gelo do Pacific Coliseum.

Aplaudida de pé por todo o ginásio, a patinadora se mostrou muito emocionada. Apesar da tragédia familiar, ela conseguiu se manter competitiva e terminou a etapa preliminar com a terceira melhor nota, 71.36 pontos.

Ja durante o aquecimento, Joannie se mostrou abalada. O público do Pacific Coliseum gritava o nome da atleta em gesto de apoio. Mesmo diante de tanta pressão, a patinadora cumpriu seu papel e segue no páreo da disputa da medalha, que será decidida nesta quarta-feira.

Depois das lágrimas, Joannie se recompôs antes de sentar na posição de espera pela nota. Após o anúncio, ganhou um abraço dos treinadores e agradeceu o público.

A mãe da atleta, Thetese Rochette, chegou de Montreal com o marido em Vancouver no sábado. No dia seguinte foi levada ao hospital e não resistiu. Joannie recebeu a notícia do pai, dentro da Vila Olímpica. Foi criado em clima de comoção em torno da patinadora, estrela do país-sede dos Jogos de Inverno.

A pontuação mais alta desta etapa ficou com a coreana Yu-Na Kim, com 78.50 pontos. A apresentação da atleta da Ásia foi muito técnica cumprindo todos os elementos obrigatórios e com um programa bem limpo. Na segunda colocação, a japonesa Mao Asada cravou 73.78 pontos. A patinadora optou por elementos ousados em sua apresentação com saltos triplos e um footwork exemplar.

Entenda a prova individual de patinação artística

No evento individual, os patinadores têm que cumprir um curto programa de no máximo 2min50 de passos, saltos, giros e combinações e outro mais longo e livre (de 4min no feminino e 4min30 no masculino).

O vencedor é eleito por juízes baseando-se em um painel técnico, que demonstra o nível de dificuldade dos movimentos e sua sintonia com a música.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação Artística (F) - Livre - Classificatórias:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade