2 eventos ao vivo

Atleta georgiano morre após grave acidente no luge

12 fev 2010
18h27
atualizado em 13/2/2010 às 19h16

Nodar Kumaritashvili, atleta georgiano do luge, não resistiu ao grave acidente sofrido no treino para os Jogos de Inverno de Vancouver e morreu nesta sexta-feira. Kumaritashvili, de 21 anos, perdeu o controle de seu trenó, voou contra a parede e aparentemente bateu em uma haste no Whistler Sliding Center. No momento, ele estava a 144 km/h. A morte foi confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ainda no local, o esportista teve que ser submetido a técnicas de reanimação (massagem cardíaca e respiração boca a boca). Um helicóptero de resgate aéreo foi chamado e chegou ao local aproximadamente oito minutos depois do acidente. O georgiano foi levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O acidente às vésperas da abertura dos Jogos abateu a dirigentes e atletas do mundo todo. O presidente do COI, Jacques Rogge, foi um dos que lamentou a tragédia. "Nossos primeiros pensamentos são para a família, os amigos e os companheiros do esportista. A família olímpica está consternada por esta tragédia que, logicamente, ofusca estes Jogos", disse.

John Furlong, presidente do Comitê Organizador dos Jogos (Vanoc, em inglês), também divulgou uma nota. "Estamos profundamente consternados por esta tragédia e o COI envia suas condolências aos familiares, amigos e companheiros deste esportista que veio a Vancouver para buscar seu sonho olímpico".

Já o chefe da delegação da Geórgia, Irakly Japaridze, chegou a dizer que o país poderia deixar a disputa dos Jogos por estar chocada com a morte do atleta do país. "Infelizmente, ele morreu. Estamos todos em choque profundo, não sabemos o que fazer. Não sabemos se vamos participar da cerimônia de abertura ou dos Jogos Olímpicos em si", afirmou Japaridze, que voltou atrás na decisão horas depois.

Kumaritashvili nasceu na cidade de Borjomi-Bakuriani no dia 25/11/1988. O atleta tinha 1,79 m, pesava 80 kg e residia na cidade natal. O geórgio competia profissionalmente apenas desde 2008 e ficou na 44ª posição na última temporada da Copa do Mundo de luge.

Com informações da EFE

Reveja abertura da Olimpíada de 1984, em Sarajevo
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade