1 evento ao vivo

Atual campeã olímpica de hóquei, Suécia cai diante da Eslováquia

25 fev 2010
04h19
atualizado às 07h02

No confronto valendo classificação para a semifinal do hóquei masculino contra o Canadá, a favorita Suécia foi surpreendida pela combativa equipe da Eslováquia nesta quarta-feira (horário de Vancouver). Atuais campeões olímpicos, os suecos vinham de três vitorias antes de caírem por 4 a 3 em partida realizada no ringue de gelo do Ginásio Canada Rockey Place.

O ritmo moroso e sem gols da partida no primeiro tempo deu lugar a um segundo tempo empolgante, quase todo dominado pelos eslovacos. Marian Gaborik e Andrej Sekera aproveitaram a desvantagem numérica da Suécia e marcaram dois gols em seguida. Também em menos de dois minutos, os suecos chegariam ao empate antes de sofrerem o terceiro do artilheiro eslovaco Demitra Pavol.

No início do terceiro tempo, mesmo sofrendo enorme pressão, os eslovacos do goleiro Jaroslav Halak conseguiram segurar a vantagem e ainda ampliaram aos 9min, com Tomas Kopecky. Sem grande variedade de jogadas, a Suécia marcou um gol na base da insistência, mas não teve forças para empatar a partida. Uma bola na trave nos segundos finais ainda aumentaria o drama dos campeões dos Jogos de Turim 2006, que se viram obrigados a abandonar o sonho do bicampeonato.

Cultivando a imagem de time azarão, a Eslováquia vem crescendo na competição desde que perdeu para a República Checa no jogo de estreia. Com esta, já são três vitórias consecutivas dos eslovacos, sendo duas delas contra as respeitadas equipes de Rússia e Suécia. Agora, o desafio nas semifinais é surpreender o favorito Canadá.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - RUS 3 x 7 CAN - Quartas-de-final
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade