PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Bloqueios nas ruas mudam rotina de Vancouver

3 fev 2010 - 20h24
(atualizado em 4/2/2010 às 13h46)
Compartilhar
Mariana Lanza
Direto de Vancouver

Vancouver respira Jogos Olímpicos de Inverno. Na véspera da cerimônia de abertura, marcada para o próximo dia 12, cada movimento na cidade canadense é controlado. Principalmente o dos carros. Apesar do trânsito aparentemente calmo, diversas ruas já foram bloqueadas.

A ideia dos organizadores do evento é diminuir em pelo menos 30% o número de automóveis que circulam por Vancouver na semana que antecede o início da competição. Para isso, os motoristas estão impedidos de dirigir por alguns viadutos, auto-estradas e ruas, fazendo com que as rotas dentro e fora da cidade sofram uma queda de 20%.

Em compensação, a empresa responsável pelos transportes públicos garante que mais viagens serão feitas no período dos Jogos, que terminam no dia 28 de fevereiro.

No entanto, tais mudanças no trânsito têm prejudicado alguns restaurantes, segundo Iam Wilson, sócio de um bar na Seymour street. "Para mim não atrapalha, porque não dirijo aqui. Mas o bloqueio das ruas estão prejudicando as entregas de alguns restaurantes, que não conseguem chegar aos clientes", diz.

Problemas para uns, solução para outros. Samantha Bednarz, 21 anos, trabalha junto com uma equipe de policiais que faz o bloqueio de uma rua repleta de hotéis e está preparada para encarar o frio na cidade até o encerramento da Olimpíada. "Fico em pé aqui durante dez horas. Então, coloco gorro e luvas para ficar quentinha".

O Terra irá transmitir ao vivo em vídeo os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver. O relacionamento antigo entre o Terra e o Comitê Olímpico Internacional (COI) teve como principal momento a inédita e exclusiva transmissão - pela primeira vez na Internet - dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Organizadores dos Jogos pretendem diminuir 30% o número de automóveis que circulam pela cidade na semana que antecede a cerimônia de abertura
Organizadores dos Jogos pretendem diminuir 30% o número de automóveis que circulam pela cidade na semana que antecede a cerimônia de abertura
Foto: Mariana Lanza / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade