0

Canadá atropela Rússia no hóquei e garante vaga na semifinal

24 fev 2010
23h49
atualizado em 25/2/2010 às 01h25
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

Jogando com todo o apoio da torcida local, o Canadá fez uma bela partida contra a Rússia, nesta quarta-feira (24), e superou seus adversários por 7 a 3 em partida válida pelas quartas de final do Jogos de Inverno de Vancouver.

Com a vitória, o time da casa garantiu vaga na semifinal e aguarda o vencedor da disputa entre Suécia e Eslováquia, que acontece nesta quinta-feira às 2h (horário de Brasília). Na outra chave, que já tem a equipe americana garantida, ainda resta uma vaga disputada por Finlândia e República Checa, que se enfrentam às 00h.

Logo no primeiro período a equipe canadense mostrou sua potência ofensiva depois de marcar quatro gols contra apenas um dos russos. Apenas na etapa inicial, o time da casa chutou 21 vezes ao gol contra 12 tentativas dos russos.

A Rússia esboçou uma reação na etapa intermediária, mas ainda ficou atrás do placar. Mais eficiente ofensivamente, o Canadá seguiu atacando para ampliar sua vantagem. Com o público em delírio, os jogadores da seleção anfitriã seguiram atacando com muita intensidade embalados pelos gritos da torcida.

"Canadá x Rússia é sempre um jogo especial. Começamos com um ritmo muito forte, abrimos um placar confortável e soubemos segurar a vantagem até o final. Foi uma vitória mais do que merecida", analisa o jogador canadense Dany Heatley.

Já do lado russo, a tristeza tomou conta dos jogadores. "O sonho acabou. Eu não esperava perder por tantos gols. Pelo que jogamos hoje, não merecíamos chegar nem perto da final", lamenta o goleiro russo Evgeni Nabokov, que levou seis gols antes de ser substituído no segundo período.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - RUS 3 x 7 CAN - Quartas-de-final
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade