0

Canadá bate EUA e se junta à "super seleção"

25 fev 2010
22h34
atualizado em 26/2/2010 às 07h29
Anderson Giorge
Direto de Vancouver

Apontadas como favoritas ao ouro desde o início do torneio feminino de hóquei, a seleção do Canadá e a seleção dos Estados Unidos protagonizaram uma das partidas mais emocionantes desses Jogos de Inverno de Vancouver. Com o Canada Hockey Place pintado de vermelho, as anfitriãs não decepcionaram a imensa torcida e conquistaram o tão sonhado ouro olímpico, batendo as americanas pelo placar de 2 a 0 e entrando para o seleto grupo de tricampeãs olímpicas.

A disputa feminina do hóquei só começou nos Jogos de 1998, em Nagano, onde a equipe americana foi campeã. Com a vitória desta quinta-feira, o Canadá se junta à "super seleção" (seleções tricampeãs olímpicas). Além de Vancouver 2010, as canadenses venceram os Jogos de Salt Lake City 2002 e Turim 2006. Tal feito só foi conquistado pela seleção feminina de vôlei cubana (1992,1996 e 2000), pelo time feminino de handebol da Dinamarca (1996,2000 e 2004) e pela seleção feminina dos Estados Unidos de softball (1996,2000 e 2004). A maior campeã consecutiva de todas as Olimpíadas é a seleção feminina dos Estados Unidos de basquete (1996, 2000, 2004 e 2008).

A final premeditada vai ficar para a história, assim como a goleira Shannon Szabados, que parou o ataque americano e terminou como principal destaque da vitória do canadense.

Antes do jogo, a torcida do Canadá, apaixonada pelo esporte, deu um show nas arquibancadas, dando muito apoio às jogadoras que estavam representando o país.

O primeiro período de partida foi muito disputado, mas as atletas canadenses mostraram a superioridade. Marie-Philip Poulin marcou dois gols, um aos 13min55 e outro aos 16min50. A jogadora só não foi destaque por conta das belas defesas da goleira do time.

No segundo período, massacre da equipe americana, que não conseguiu fazer o gol devido às grandes defesas da goleira Szabados.

No terceiro período, o jogo ficou um pouco mais nervoso, mas o Canadá soube controlar o time americano e assegurar a medalha de ouro, causando uma "explosão" no Canada Hockey Place.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Combinado Nórdico (M) - LH/10km - Individual - Final
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade