2 eventos ao vivo

China ganha ouro no revezamento, mas faz lambança na comemoração

25 fev 2010
00h28
atualizado às 10h18

Em prova emocionante e tumultuada, a equipe feminina da China conquistou a medalha de ouro no revezamento de 3.000 m da patinação de velocidade e, de quebra, estabeleceu o novo recorde mundial da categoria. No calor da comemoração, um acidente acabou ferindo o rosto de uma das patinadoras chinesas.

Enquanto abraçava membros da comissão técnica, Hui Zhang acabou sendo atingida pelo patim de sua colega Meng Wang e sofreu um leve corte no rosto. Depois, com um pequeno curativo, ela pôde dividir o pódio com suas companheiras de equipe e com atletas de Canadá e Estados Unidos, também premiados com medalha.

O resultado da final disputada nesta quarta-feira (horário de Vancouver), envolvendo as quatro melhores equipes nas classificatórias - China, Coreia do Sul, Canadá e Estados Unidos - só pôde ser confirmada minutos depois da prova, com a desclassificação da Coreia do Sul e a confirmação do tempo final chinês: 4min06s610.

Na última parte do revezamento, a sul-coreana Seung-Hi Park buscava alcançar a primeira colocação e acabou desequilibrando a chinesa Yang Zhou, que fazia a curva à sua frente. O incidente foi suficiente para desqualificar a Coreia do Sul, deixando a conquista para a China, representada por Linlin Sun, Meng Wang, Hui Zhang, além de Yang Zhou.

Aproveitando a festa armada no Ginásio Pacific Coliseum, em Vancouver, as canadenses, comandadas por Marianne St-Gelais, puderam comemorar a medalha de prata. O bronze ficou com a equipe dos Estados Unidos.

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação de Velocidade (M) - 10.000m - Final
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade