PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

COI vai eliminar doping dos Jogos de Vancouver, diz Rogge

14 jan 2010 - 14h57
(atualizado às 15h20)
Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COI) usará uma série de medidas para eliminar os usuários de substâncias proibidas (doping) dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver do próximo mês, disse nesta quinta-feira o presidente do COI, Jacques Rogge.

"Nós continuaremos nossa política de exames sem aviso prévio que podem eliminar atletas das competições, o que é nossa principal arma na detecção de usuários", disse Rogge.

Ele afirmou que o COI armazenará amostras por oito anos, como tem feito com amostras dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

"Essa será nossa estratégia, exames direcionados. Isso significa que direcionaremos nossos exames de acordo com informações que recebemos de fontes bases, informações cruciais", disse Rogge.

"Se observamos que um atleta está fora da competição por um longo período, tentamos descobrir o motivo. Se em dado momento observamos que um atleta está melhorando seu desempenho de uma forma que consideramos não ser muito natural, se nos exames de sangue observamos algo suspeito, novamente iremos nos dirigir a esse ou aquele atleta", afirmou.

Rogge disse que o COI também solicitaria o auxílio do governo local, como foi feito em Turim há quatro anos. Na época, a polícia italiana revistou os locais onde membros das equipes austríacas de biatlo e esqui cross-country estavam hospedados e confiscaram produtos e equipamentos de doping, após agirem sobre uma informação fornecida por autoridades olímpicas.

"Seis atletas foram desclassificados e alguns técnicos foram desqualificados permanentemente", disse Rogge.

Rogge disse estar confiante de que os Jogos de Vancouver, que acontecerão entre os dias 12 e 28 de fevereiro, serão um sucesso.

"Estamos muito otimistas no COI pelo sucesso dos Jogos que estão por vir, principalmente porque nossos princípios são muito bons", disse ele.

Rogge disse que COI tomará medidas para evitar o doping de atletas
Rogge disse que COI tomará medidas para evitar o doping de atletas
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade