0

Colunista vê fim de "sociedade multirracial" no Canadá

27 fev 2010
23h19
atualizado às 23h39

A julgar pela cerimônia de abertura da atual Olimpíada de Inverno, na quais danças aborígenas tiveram bastante espaço, o Canadá deveria ser conhecido como um país multicultural. Na prática, não é isso o que acontece, e os homens brancos dominam o cenário nacional, segundo aponta uma coluna publicada neste sábado no jornal The Vancouver Sun.

Utilizando o título de "Jogos Olímpicos brancos como a neve", o colunista Pete McMartin apontou que as diversas culturas que ajudaram a formar e ainda formam o Canadá têm pouquíssimo peso na nação. Para chegar a essa conclusão, ressaltou que, dos 206 atletas canadenses presentes na competição, apenas seis não são brancos.

Convidado a comentar esse número pelo diário, o presidente do Comitê Olímpico Canadense (COC), Steve Keough, lembrou que a entidade deve escolher seus competidores apenas por seu desempenho, não pela cor de pele. McMartin mostrou concordar com essa declaração, porem não deixou de lamentar que a teórica "sociedade multirracial" não exista no esporte do Canadá.

Indo ainda mais a fundo no problema, o colunista não salvou das críticas nem a cerimônia de abertura. Em 12 de fevereiro, é verdade que danças aborígenas foram apresentadas, mas não houve menção a negros e asiáticos.

Uma reclamação aparecida já havia sido feita por líderes indo e sino-canadenses, que tentaram forçar o Comitê Organizador da Olimpíada (Vanoc) a mudar esse cenário para a festa de encerramento do evento. Definindo-se na espera, McMartin mostrou torcer para que isso seja verdade e que as minorias ganhem espaço não apenas na cerimônia deste domingo, mas no esporte e no país como um todo.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Canadá - Ficha técnica
Canadá - Ficha técnica
Foto:
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade