PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Com "português mediano", brasileiro aprova pista do slalom

22 fev 2010 - 19h32
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Anderson Giorge
Direto de Whistler

O brasileiro Jhonatan Longhi realizou nesta segunda-feira o último treino antes da estreia no slalom gigante. O atleta, 22 anos, é uma das apostas da CBDN (Confederação Brasileira de Desportes na Neve) para o futuro.

Esqui Alpino Supercombinado (F) - Slalom:

A prova de estreia do esquiador brasileiro será nesta terça-feira, às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Terra. O atleta ainda irá competir na pista de Whistler Creekside, no sábado, desta vez no slalom.

"O último treino foi muito bom. Aprovei a pista da prova. Ela é um pouco longa e a neve um pouco fria, mas estou contente com esse tipo de condição", disse Longhi.

Adotado por uma família europeia e residindo na Itália, Jhonatan já evoluiu para falar e compreender o português em comparação aos seus primeiros dias em Whistler. Mas ainda o esquiador carrega o sotaque italiano, o seu primeiro idioma.

"Quando estava na Itália, estava mais nervoso com a chegada da competição. Agora (aqui em Whistler) estou bem tranquilo", completou o brasileiro, que esteve poucas vezes em sua terra natal.

O esquiador brasileiro disse que tem metas altas para a prova do slalom gigante. "Eu queria ficar entre os 30 primeiros. É muito difícil, mas espero..."

Longhi já escolheu o seu favorito nos Jogos de Vancouver após as provas de velocidade. "O Bode Miller. Ele dizia que não tinha mais motivação para esquiar. Mas chegou aqui e levou três medalhas", afirmou.

Miller, que admitiu ter competido embriagado no passado, conseguiu se redimir do fracasso em Turim 2006 e levou ouro no supercombinado, prata no super G e bronze no downhill.

Entenda a prova do slalom gigante paralelo do snowboard

No slalom gigante paralelo do snowboard, dois competidores fazem duelo eliminatório de cada vez. Os participantes descem a montanha em velocidade e passam entre 18 a até 25 portas dispostas à esquerda e direita alternadamente e elaboradas com duas hastes e uma bandeira. O atleta que conclui o percurso mais rapidamente avança.

Em Vancouver, os 16 melhores da fase de qualificação avançarão para a final, quando cada atleta terá que descer a montanha duas vezes. O mais rápido na primeira corrida ganha uma vantagem na segunda: a primeira porta será aberta baseada na diferença de tempo entre os competidores no duelo anterior. Assim, o que foi mais lento demorará mais para começar a descida.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade